Você está dando Dinheiro aos seus Filhos? Porque?

Curiosamente muitos pais acreditam que dar a seus filhos dinheiro e cartões de crédito, sem cobrar nada em troca, estarão lhes ensinando alguma coisa sobre responsabilidade financeira. Na verdade, muitas vezes o efeito é o oposto. O que eles aprendem é que você vai lhes dar o dinheiro se pedem ou não, e isto resulta em diminuição da motivação de estudar para conseguirem ganhar dinheiro no futuro. Em consequência, o exército de desempregados aumenta.

As estatísticas mostram que pessoas com menos de 25 anos são o maior grupo de desempregados. Adolescentes veem seus pais como consumidores impulsivos e impetuosos, aos quais o débito do cartão de crédito é uma forma de vida normal. Em muitos casos, seus pais são exatamente assim.

Eles não sabem nada sobre planejamento de finanças pessoais e são obcecados com o consumo, o dinheiro fácil e produtos de seu interesse. Os pais realmente não têm o direito de reclamar que seus filhos gastam muito comprando somente roupas caras e os últimos modelos de celulares.

Parece que a ganância está longe de ser um pecado hoje. Os especialistas em marketing nos convenceram de que a cobiça é natural e necessária. Os adolescentes gastam cada vez mais dinheiro e não vemos grandes melhoras em nossos níveis educacionais.

A culpa é outro fator importante. Estamos gastando muito tempo no trabalho, ambos os pais, e quase 50 por cento dos casamentos terminam em divórcio. Esses fatores levam os pais a compensar sua ausência na vida do adolescente com o dinheiro. É a nossa maneira de dizer lamentamos que nunca estamos lá, que nunca jantamos em família, que nós realmente não sabemos nada sobre a vida de nossos filhos. Neste contexto, é de se entender que a maioria dos jovens são financeiramente irresponsáveis. Talvez o que você deve fazer seja tentar passar mais tempo com seus filhos.