Vitamina D Favorece o Emagrecimento

vitamina DFundamental para a saúde do organismo, a vitamina D tem inúmeros benefícios. Estudos comprovam que ela fortalece o sistema imunológico, ajuda a regular a pressão arterial, mantem o sistema nervoso controlado e é essencial para a absorção do cálcio e fósforo. Além disso, essa vitamina ajuda no emagrecimento.

Vitamina D deixa mais magra

E como ela pode auxiliar no emagrecimento?

Sandra Aparecida de Moraes, farmacêutica do grupo Natubell explica: “De certa forma, ela colabora para acelerar o metabolismo e favorecer a queima dos estoques de gordura no organismo. Há estudos que indicam que um café da manhã reforçado com esta vitamina ajuda a controlar o gasto de calorias e o apetite, evitando aquela fome fora de hora. Também foi comprovado que pessoas com uma dieta enriquecida de vitamina D tem 70% mais chance de perder peso do que aquelas que quase não a ingerem”. Pessoas obesas tem deficiência do nutriente e a sua reposição auxilia no emagrecimento como já foi provado por pesquisadores.

A importância do sol da manhã

Atualmente, a população mundial está com o número de vitamina D menor do que o indicado, como já divulgou a  OMS (Organização Mundial de Saúde). Em fevereiro deste ano, o encontro anual de cirurgiões ortopédicos realizado nos Estados Unidos também mostrou que, dos 889 pacientes tratados no Centro Ortopédico de Missouri, 78% estavam com o nível da vitamina abaixo do normal.

Mas manter a saúde estável é mais fácil do que muitos imaginam. Que tal deixar a preguiça de lado e tomar um pouco de sol? Isso mesmo! O sol é a grande fonte de vitamina D e corresponde a 90% da quantidade que o nosso organismo necessita. Bastam apenas 15 minutos por dia, entre as 8 e 10 horas da manhã, ou no período da tarde, após as 16 horas. E nada de protetor solar nesse intervalo! “O sol é fundamental para a sintetização da vitamina D pelo organismo. Mas não se pode tomar sol com o protetor solar, porque são justamente os raios UVB os responsáveis por esta função. Assim, o recomendado é ficar exposto ao sol 3 vezes na semana, no mínimo”, recomenda Sandra.

Outras fontes da vitamina D

A vitamina D também é encontrada em diversos alimentos que devem ser consumidos diariamente. “Ela pode ser encontrada no leite, no Salmão, na sardinha, no óleo de fígado de peixe, no cogumelo, nos ovos e em alguns cereais que são fortificados com essa vitamina”, explica a nutricionista Vanessa Leite.

Quem sofre com a deficiência da vitamina também pode procurar a suplementação, que deve ser acompanhada sempre de um profissional.