Vida nas Alturas – Os 13 Prédios Mais Altos do Mundo

O mercado imobiliário sempre encanta e impressiona com inovações tecnológicas, projetos arquitetônicos que parecem impensáveis e sua incrível adaptabilidade às necessidades humanas e sociais. Porém, alguns empreendimentos desafiam a história e nossa própria imaginação com prédios pretensiosos que ficam cada vez maiores. Mate sua curiosidade e conheça aqui as maiores construções já feitas pelo homem!

Ranking dos maiores edifícios do mundo

Confira a seguir os arranha-céus prontos (e que estão sendo utilizados perfeitamente) mais altos de todo o mundo:

1º lugar

Burj Khalifa

Burj KhalifaFicando em Dubai, nos Emirados Árabes, esse edifício possui nada menos do que 828 metros de altura, 163 andares, 57 elevadores e 3 mil vagas de estacionamento. Hoje, ele não é só o prédio mais alto do mundo, como também é a estrutura mais alta já feita pelo ser humano. Seu elevador também é um destaque, chegando a se movimentar em até 64 km/h, ou seja, é o mais rápido do mundo. O prédio hoje conta com escritórios, residências e também quartos para se hospedar.

 

2º lugar

Abraj Al Bait-Torres

Abraj Al Bait-TowersLançado em 2012 o Abraj Al Bait-Torres é um complexo que conta com sete torres interligadas em uma mesma área. Com seus 601 metros de altura, ele possui um charme especial em sua arquitetura, contando com mosaicos de vidros em sua fachada e um relógio no topo da torre, que pode ser visualizado de todos os lados. Ele também é conhecido como Makkah Clock Royal Tower, ou “A Torre Meca Royal Hotel”, e fica instalado em Meca, na Arábia Saudita.

 

3º lugar

Taipei 101

Taipei 101Esse prédio fica em Taipei, no Taiwan,e conta com 509 metros de altura, 101 andares e 5 pisos subterrâneos, capacidade de estacionamento de 1.800 vagas, e 61 elevadores com velocidades de até 60,48 km/h. O Taipei 101 foi arquitetonicamente criado como símbolo da evolução da tecnologia e tradição asiática, foi projetado para resistir a tufões e terremotos, e a maior parte do design foi planejada, revista e aprovada por um mestre em Feng Shui. Seu lançamento marca o ano de 2004.

4º lugar

Shanghai World Financial Center

Shanghai World Financial CenterCom 492 metros de altura e 101 andares, o Shanghai World Financial Center, que fica na cidade de Shanghai, na China, traz uma ponte no topo, que é o deck de observação ao ar livre mais alto do mundo. Com sua construção finalizada em 2008, o prédio impressiona por seu formato coberto de vidro e metal. Seu interior é composto de escritórios, hotéis, salas de conferências, entre outros.

 

5º lugar

International Commerce Centre

International Commerce CentreO International Commerce Centre fica em Hong Kong, na China, e é um dos imóveis mais famosos de todo o mundo. Com 484 metros, 108 andares, 82 elevadores e 41 escadas rolantes, o edifício funciona como hotel e escritório. Com design assinado pela Kohn Pedersen Fox Associates e Wong & Ouyang (HK) Limited, ele levou 8 anos para ser construído e sua inauguração foi em 2010.

 

6º lugar

Petronas Tower

Petronas TowerFicando na capital e maior cidade da Malásia, Kuala Lumpur, o Petronas Tower, ou também conhecido como Petronas Tower 1 and 2, possui 452 metros de altura, 88 andares, 39 elevadores e 5.400 vagas de estacionamento. Inaugurado em 1998, as duas torres já foram as mais altas do mundo e continuam a ser os edifícios gêmeos mais altos já construídos, superando inclusive o antigo World Trade Center.

 

7º lugar

Nanjing Greenland Financial Center

Nanjing Greenland Financial CenterO Nanjing Greenland Financial Center, também conhecido como Zifeng Tower,possui 450 metros, 66 andares e arquitetura futurista. Como seu nome indica, fica em Nanjing, na China, e o seu interior conta com hotel, escritórios, restaurantes e um observatório público. Ele começou a ser construído em 2005 e sua inauguração foi em 2010.

 

 

8º lugar

Willis Tower

Willis TowerSendo o edifício mais alto dos Estados Unidos e o mais antigo desta lista, o Willis Tower, também conhecido como Sears Tower, possui 442 metros, 108 andares, 104 elevadores e foi inaugurado em 1974 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em seu interior você encontra apenas escritórios, porém, os elevadores panorâmicos de vidro da Willis Tower são pontos turísticos à parte e reúnem visitantes do mundo inteiro.

Kingkey 100

Kingkey 100Também conhecido como Kingkey Finance Tower, o Kingkey 100 fica em Guangdong, na China, e possui 442 metros de altura e 100 andares. O prédio possui escritórios comerciais, hotéis e seus quatros últimos pisos abrigam restaurantes de luxo, com vista privilegiada. O projeto é assinado por Terry Farrell and Partners e HuaSen Architectural & Engineering Designing Consultant Ltd.

 

 

9º lugar

Guangzhou International Finance Center

Guangzhou International Finance CenterEle possui 440 metros, 103 andares e uma incrível fachada de vidro azul escuro. O Guangzhou International Finance Center começou a ser construído em 2006, foi inaugurado em 2010 e fica na cidade de Guangzhou, na China. A empresa Wilkinson Eyre Architects foi a responsável pela criação da arquitetura com estilo moderno desse imenso edifício.

 

 

10º lugar

Trump International Hotel & Tower

Trump International Hotel & TowerO Trump International Hotel & Tower atualmente é o segundo maior edifício de Chicago, nos Estados Unidos.Possui 423 metros, 98 andares e sua inauguração foi em 2009. Com uso misto, em seu interior encontram-se residências, escritórios comerciais e também um hotel.

 

 

 

11º lugar

Jin Mao Building

Jin Mao BuildingEstando na cidade de Shangai, na China, o Jin Mao Building, também conhecido por Jin Mao Tower, possui 421 metros de altura e 88 andares. Funciona como hotel e escritório comercial, e seu estilo arquitetônico possui os traços da arquitetura chinesa.

 

 

12º lugar

Two International Finance Centre

Two International Fina nce CentreCom 412 metros, 88 andares e um uso específico para escritórios comerciais, o Two International Finance Centre, impressiona com sua forma arredondada e arquitetura que utiliza vidros em sua fachada. O complexo fica na cidade de Hong Kong, na China, e foi inaugurado em 2003.

 

 

 

O que vem por ai…

Muitos projetos imobiliários colossais estão no papel ou na mente de pessoas e empresas que, no mínimo, querem impressionar a todos com sua magnitude. Alguns deles, inclusive, já estão em construção e aptos a concorrer diretamente com a primeira posição. O Azerbaijan Tower é a maior aposta para ser o maior do mundo. Seu projeto conta com 1.050 metros de altura e 189 andares. Uma característica que o faz ser ainda mais especial, é que ele será construído em um arquipélago artificial, localizado no Mar Cáspio, no Azerbaijão. O início de sua construção está previsto para 2016 e sua conclusão em 2018.

Um outro edifício gigantesco pretende chegar a quase 1 quilômetro de altura (999 metros), o Kingdom Tower. Anteriormente chamado de Mile-High Tower, sua conclusão está prevista para 2016 em Jeddah, na Arábia Saudita. Já na cidade de Changsa, na China, o Sky City One, de 838 metros de altura, pretende “destronar” o Burj Khalifa bem mais rápido, já que ele está previsto para ficar pronto ainda em 2013.