Viajando com Seu Animal de Estimação

Tirar férias e levar o animal de estimação é extremamente normal, pois já existem muitos hotéis e pousadas que oferecem serviços para os animais como banho e tosa, veterinários, brinquedos e até babas pra passear e cuidar dos animais. Para quem precisa existe “O Guia 4 Rodas Viagem com Seu Cão”, onde tem uma lista de hotéis e pousadas que aceitam seus animais de estimação. O grande problema que vejo é que as empresas aéreas tratam nossos animais como bagagem ou carga, mas eles são como se fossem nossos filhos, nossos companheiros.

Se quiser viajar com os animais de estimação para o exterior, é preciso tomar todas as providências referente documentações que são exigidas, isto deve ser feito pelo menos começar alguns 6 meses antes, alguns países são mais exigentes que outros, informe-se, pesquise bem os lugares onde for viajar.

Na Europa os animais de estimação podem viajar livremente com um passaporte europeu que fica ligado ao micro chip que o animal tem que ter, este passaporte pode ser feito com qualquer veterinário autorizado, sendo que seu animal precisa ser vacinado contra raiva.

Recomendações necessárias para entrar na União Europeia

  1. Implantar um microchip  subcutâneo em uma clinica veterinária.
  2. Enviar um amostra de sague do animal para instituto Pasteur, é o único laboratório autorizado a fazer o teste de sorologia que medirá a proteção dele contra a raiva. Para fazer este exame, a vacina antirrábica deve estar em dia.
  3. Com  o exame em mãos, esperar 90 dias para quarentena antes de viajar.
  4. Reservar um lugar pro seu animal na companhia aérea
  5. Na semana do embarque, pegar o atestado de saúde com seu veterinário.
  6. Carteirinha de vacinação.
  7. Com atestado em mãos, levar seu animal para o Ministério da Agricultura para a leitura do chip e emissão do Certificado Zoosanitário Internacional.

Para ver sobre as caixa de viagem é bom ver isto na companhia aérea que for viajar, par não ter problemas na hora de embarcar. Seguindo as dicas não vamos ter problemas ao chegar em aeroportos da união europeia, mas se quiser dar uma olhado no site do ministério da agricultura, eles tem informações para todos os países, bem detalhado.