A versatilidade das chapas perfuradas – Onde podem ser utilizadas?

Pode ser que você não saiba, mas as chapas perfuradas são usadas em muitas áreas e segmentos industriais no mercado nacional, graças à sua versatilidade e extrema facilidade em ser aplicada a diferentes fins.

A versatilidade das chapas perfuradas – Onde podem ser utilizadas?

Com padrões e tamanhos que podem ser estabelecidos pela indústria de fabricação, mas que também podem seguir as determinações e necessidades do cliente, um dos grandes benefícios das chapas perfuradas é justamente o de se adaptar ao que cada parque industrial precisa com exatidão.

Desta forma, afinal, é a única forma de se garantir que a chapa se encaixe ao processo ao qual está sendo destinada, algo que é muito importante e que otimiza o trabalho no ambiente interno.

Especificação correta das chapas perfuradas

Como mencionado antes, as chapas perfuradas podem ser utilizada nas mais diferentes áreas industriais e dentro dos mais distintos gêneros de atividades.

Por ser utilizada em larga escala, é comum que exista uma verdadeira variedade de tipos de materiais, de perfurações e de tamanhos, uma vez que cada um se adequa e se encaixa em um fim específico.

Determinar – ou seja, especificar – corretamente tais bases de uma chapa perfurada é de essencial importância para que seja obtido um rendimento e um aproveitamento, máximo da peça e em sua aplicação.

Mas, como é feita essa especificação, afinal? Uma vez que são vários os pontos a serem decididos frente à solicitação da chapa, veja, a seguir, algumas das decisões que envolvem este processo:

  • Determinação do material;
  • Dimensões específicas;
  • Durabilidade exigida – resistência à corrosão, por exemplo;
  • Indicação da espessura da chapa;
  • Nível da qualidade;
  • Orientação frente às perfurações;
  • Tipo mais adequado de acabamento;
  • Entre outros.

Vale ressaltar que as chapas perfuradas são excelentes componentes estéticos também aos projetos do qual fazem parte.

Principais utilizações das chapas perfuradas

São muitos os segmentos que se utilizam das chapas perfuradas. Aliás, pode se dizer que quase a totalidade do mercado as utiliza. Ainda assim, vale destacar algumas de suas principais utilizações. Você faz ideia de quais são?

Tais chapas podem ser utilizadas dentro do setor de alimentação, agricultura, mineração, eletrônicos, petroquímico, automotivo, indústria de celulose e papel, entre muitos e muitos outros.

As chapas perfuradas fazem parte, ainda, de projetos de arquitetura e urbanismo e integram fachadas, além de servirem como acabamento para design de guarda-copos, por exemplo.

A simplicidade do uso deste material o torna extremamente interessante para inúmeras aplicações. É por este motivo que a chapa perfurada é tão facilmente encontrada. A flexibilidade na produção é outro fator indispensável para que o metal seja utilizado desta forma.

Uma placa pode ser perfurada com furos redondos, quadrados, retangulares, oblongos, hexagonais, losangulares, entre outros, conforme a necessidade do projeto em específico.

Custo x benefício das chapas perfuradas

E financeiramente falando? As chapas perfuradas realmente são interessantes? É evidente que sim. Fora serem elas extremamente adaptáveis aos projetos e às necessidades, o custo dessas peças não costuma ser alto, mas sim adequado frente à versatilidade da linha de produção.

A relação custo x benefício se mostra muito positiva, uma vez que tudo é especificado pelo cliente. Aliás, no momento da efetuação do pedido da leva de chapas perfuradas, é indispensável atentar–se a isso.

Determinar, por exemplo, a dureza e a espessura das chapas é um dos pontos iniciais para que a produção possa se planejar a respeito de como fabricar as peças. Também é essencial que seja estabelecido o acabamento das chapas.

Os acabamentos levam em consideração a aplicação das chapas perfuradas, a fim de que sua durabilidade e qualidade sejam destacáveis no produto final.

Alguns dos principais tipos de acabamento são a galvanização eletrolítica e também a galvanização a fogo, além da pintura eletrostática. Para cada condição ambiente, é mais adequado um desses acabamentos. Você poderá tirar dúvidas com o fornecedor a fim de definir qual o melhor para o seu projeto.