Veja Algumas Dicas Básicas no Cultivo de Orquídeas

O mito de que cuidar de orquídeas é algo difícil decorre do fato de que existem algumas espécies e híbridos que até podem exigir alguma experiência por parte dos jardineiros. No entanto, a grande maioria das orquídeas é muito fácil de cuidar, com apenas um pouco de conhecimento e cuidados básicos. Hoje nós vamos te dar algumas informações básicas para cuidar das variedades comuns de orquídeas.

Passo 1 – Como escolher o local adequado para minha Orquídea

Primeiro você vai querer encontrar o local adequado em sua casa para a sua nova beleza. Se você tem uma janela, é um bom lugar para começar. Orquídeas amam um clima morno com condições úmidas, mas muito sol ou calor pode deixar as folhas amarelas ou causar ciclos de floração reduzida. O sol da manhã é normalmente uma boa aposta. Em seguida, tente colocar a sua orquídea em um local arejado e aberto. Isso permite que as raízes respirem e evita que produtos químicos tóxicos usados na limpeza da casa fiquem concentrados no ar.

Passo 2 – Quando você deve molhar suas orquídeas?

Bem, vamos olhar às raízes. Aperte delicadamente as raízes. Se tiverem um aspecto esponjoso, quer dizer que ainda têm água de sobra. Se elas estiverem murchas, estão mais enfraquecidas. Se completamente apodrecidas, remova da planta. A maioria das orquídeas tropicais recebe a sua umidade do ar úmido em seu ambiente, uma outra forma de água é usar uma panela rasa e enchê-la de pedras ou seixos e adicionar água suficiente para cobrir as pedras. Agora pegue o seu vaso de orquídeas e coloque-o no topo. Certifique-se que nenhuma das suas raízes ou qualquer parte da planta está tocando a água. Isso faria com que a planta ficasse saturada e apodrecesse.

Passo 3 – Como vou saber se minha orquídea estiver doente?

A maioria das orquídeas têm folhas verdes brilhantes, que é sinal de uma planta saudável. Podemos associar as folhas que são amareladas como doentes ou morrendo. Isto é algo verdadeiro com algumas exceções. Se só a parte inferior das folhas começam a amarelecer este é apenas o envelhecimento da planta e você não precisa se preocupar.  Se você tiver apenas manchas de cor amarela, então é mais provável um excesso de luz solar. Alguns pontos pretos também podem aparecer. Mude a sua orquídea de lugar para que a doença não se alastre sobre as outras plantas. Se folhas inteiras estiverem ficando amarelas com bordas pretas duas coisas podem estar erradas: Você pode estar exagerando na rega, e nesse caso, não de água por alguns dias. O outro problema que poderia ser é alguma doença causada por fungos, facilmente tratada com alguns fungicidas comprados em supermercados ou lojas de jardinagem.

Estas belas plantas podem ser apreciados e outra vez. A maioria das orquídeas tem um ciclo de floração longa tornando-se um grande hobby entre jardineiros. Com um número de mais de 25.000 espécies, entre outras 1000.000 híbridas, sua beleza vista e admirada como única na natureza.