Vantagens e Desvantagens do Compressor de Ar

Compressor de Ar

Compressor de Ar

O compressor de ar é um equipamento cujo principal objetivo é produzir e armazenas ar comprimido para as mais diversas finalidades. Pode ser usado tanto em pequenos ambientes, como casas e empresas, quanto em grandes indústrias, em diversas formas de uso. O compressor também existe em diversas formas e potências, sendo as principais o compressor de diafragma, que é portátil e ideal para trabalhar sem reservatório; compressor de pistão, próprio para trabalhar em escala industrial e com maior índice de pressão; e compressor de parafuso, que também se destina ao uso em grande quantidade sob alta pressão.

Uma das principais vantagens de se utilizar um compressor de ar é ter, efetivamente, ar comprimido através de um material prático e de qualidade, de forma a estocar o ar em galões ou botijões para diversos tipos de uso, sem necessidade de ferramentas complexas ou de difícil manutenção. No caso dos compressores portáteis, outra grande vantagem é poder diversificar o uso da ferramenta, podendo movê-lo de um lugar a outro sem a necessidade de promover mudanças no ambiente, como as feitas quando compressores de alto desempenho precisam ser deslocados.

Por outro lado, não chega a ser uma desvantagem, mas um dos cuidados mais rigorosos que deve-se ter com um compressor de ar é promover sua limpeza a cada final de dia corrido, após o expediente de trabalho, drenando o material e verificando o nível de óleo da máquina e suas condições gerais. Isso é necessário para que o compressor esteja sempre em perfeito estado de funcionamento. Além disso, o compressor deve ficar em local limpo e seco, para que o ar tenha o mínimo possível de contaminação.

Para seguir à risca as normas de segurança é indicado que o compressor esteja sempre fora do local de trabalho e instalado niveladamente ao piso, em local de fácil acesso para que sejam feitas, sem dificuldades, as manutenções necessárias. Ter um compressor de ar pode ser muito útil à finalidade que se deseja promover, desde que as regras de uso do aparelho sejam seguidas à risca. Caso contrário, o investimento pode se tornar um peso morto dentro do ambiente de trabalho.