Vantagens e Desvantagens de Contratar um Escritório de Contabilidade

Escritório de contabilidade

Escritório de contabilidade

Se antes era considerado um luxo, contar com um sistema de contabilidade nos dias atuais é uma necessidade de qualquer tipo de empresa, das menores às maiores. E é preciso que seja possível entender o que faz um escritório de contabilidade antes de contratar os serviços para dentro da empresa, ao invés de terceirizá-lo. Mesmo porque uma das principais desvantagens ao contratar todo um escritório de contabilidade são os gastos excessivos com pessoal e gerenciamento, que podem ser evitados a partir de uma terceirização.

Entre as principais vantagens de se contratar esse tipo de serviço para atuar dentro da empresa estão a possibilidade de consultoria in loco a qualquer momento, visto que, dentro da empresa, os contadores estarão disponíveis e exclusivos para as questões de mercado daquela instituição. Não é preciso, então, competir com outras empresas pela atenção dos contadores, coisa que acontece muito comumente quando o serviço é terceirizado. Com um escritório de contabilidade atuando no interior da organização é possível fazer com que esses profissionais, extremamente qualificados para lidar com as finanças, possam também ter plenos conhecimentos das tendências de mercado que afetam ou não o negócio.

Além disso, como os dados são basicamente confidenciais, ter um escritório de contabilidade dentro da instituição respalda ainda mais a confiança dos altos gestores em seus funcionários, que terão em seu cargo a característica de ajudar a alta gestão na tomada de decisões que envolva dinheiro – ou seja, todas. Se você ainda não sabe quais são as principais características de um bom contador, acesse aqui e confira as responsabilidades que esse cargo acarreta. Não são poucas, e não são fáceis. Por isso, quanto maior for o estreitamento entre o escritório e a alta gestão, melhor serão os resultados da empresa.

Como desvantagem, além da contratação de pessoal a mais, o que gera mais gasto com finalidades trabalhistas está dispor de um espaço para acomodar o escritório, já que nem sempre é possível dar equipamentos e espaço suficiente para que esse tipo de trabalho seja realizado. Em contrapartida, quando terceirizado, o custo que a empresa tem com a contratação do escritório é apenas de serviço, onde está embutido o maquinário e a estrutura, mas não de forma tão plena quanto a contratação de pessoal para atuar dentro da empresa.