Vantagens e Desvantagens de Construir um Imóvel Novo

Vantagens e Desvantagens de Construir um Imóvel do Zero

Vantagens e Desvantagens de Construir um Imóvel do Zero

Na hora de realizar o sonho da casa própria, muitas dúvidas assolam a gente. A principal delas é: com o investimento em mãos, é melhor comprar um imóvel, reformá-lo ou comprar um imóvel novo? A segunda opção pode parecer muito mais cara e demorada, mas tem vantagens que um imóvel pronto não vai ter em nenhum momento da trajetória. A primeira delas: enquanto um imóvel novo tem absolutamente a cara dos donos, em um imóvel já pronto pode ser necessário mudar muito a sua estrutura para que ela fique do jeito esperado.

A área imobiliária está aquecida no país, e construir um novo imóvel pode ser uma maneira de garantir a valorização acima da média da construção daqui a alguns anos. Afinal, enquanto você vai estar com uma casa nova, muitos imóveis de mais de dez, vinte ou trinta anos de existência estarão competindo com você – e pior para eles, nesse caso. Quem ronda as imobiliárias em Curitiba percebe que um imóvel já pronto pode ser inicialmente mais atrativo, mas bem menos favorável. Afinal, o que não se gasta na compra da nova casa é gasto para reformá-la.

Outra grande vantagem de se fazer um imóvel do zero é poder otimizar o espaço do terreno, gastando mais ou menos metros quadrados para dar à família coisas básicas, e tão escassas no dia a dia, como piscina, um quintal, uma boa varanda e tudo o mais que se torna extensamente trabalhoso quando essas coisas devem ser fruto de reforma. E o fato de o material para construção ser totalmente novo também ajuda a garantir a segurança da construção, que com uma boa olhada de profissionais do ramo pode ser uma fundação ad eternum (ou chegar bem perto disso).

Afinal, seja para fazer imóveis Curitiba ou em qualquer outro lugar do Brasil, uma coisa é certa: ter um engenheiro qualificado para a obra é apenas o básico para garantir que o investimento dê certo. Investir em bons materiais de construção e em mão de obra qualificada para levantar a construção no terreno também pode ser assustador, em um primeiro momento, mas vale cada centavo.