Qual é a importância das válvulas para as indústrias?

O processo industrial exige uma série de cuidados e atenção específicos. E com certeza os equipamentos são parte essencial desse cuidado, como é o caso das válvulas. Mas qual é a importância para as indústrias?

As válvulas devem ser consideradas não apenas necessárias, mas sim fundamentai em qualquer prática industrial. Isso porque a escolha errada ou a má qualidade poderá levar a falha total do projeto.

Existem diferentes tipos de válvulas e cada uma delas traz uma finalidade.  Conhecer suas especificidades, e saber qual delas deve ser usada em que momento é fundamental para que a aplicação seja adequada e o resultado satisfatório.

A seguir vamos analisar qual é a importância da valvula para as indústrias, e falaremos sobre como utilizar esse material corretamente é importantíssimo.

Descubra Qual é a importância das válvulas para as indústrias?

Algumas pesquisas apontam que as válvulas chegam a representar até 15% de toda a instalação de um projeto industrial. Isso quer dizer que ela é fundamental não apenas em sua função, mas para o bom funcionamento de toda a estrutura.

Existem, no entanto, válvulas com diferentes finalidades. Elas variam no formato e também no que diz respeito a sua função em todo o projeto. Veja aqui algumas informações básicas sobre os modelos mais utilizados, e entenda a importância das válvulas para as indústrias.

Válvulas esfera:

Esse modelo é muito utilizado na indústria naval. A sua principal característica é a alta resistência a corrosões, o que permite que seja utilizada com diferentes fluidos. Outra característica fundamental é a sua resistência a temperaturas muito altas e pressão elevada.

Válvula borboleta:

A válvula borboleta é ideal para lidar com fluídos gasosos de baixa pressão. Essas válvulas são fundamentais no processo industrial, e costuma ter um preço bem acessível.

Válvulas gaveta:

A sua função é conte completamente o fluxo. Por isso é uma das mais utilizadas em projetos que exigem que determinado fluido seja completamente retido, e não apenas regulado.

A sua velocidade para a vedação total é um ponto de destaque, e que torna essa uma válvula de grande importância.

Válvula globo:

Quando falamos sobre a importância das válvulas para as indústrias, não podemos deixar de citar a Válvula globo como uma das protagonistas. Ela é fundamental para regular fluxos até mesmo de fluidos com partículas solidas.

A sua qualidade e velocidade de vedação é surpreendente, e essa válvula possui uma qualidade muito superior.

Válvula de diafragma:

Esse é um modelo muito utilizado em sistemas de processo de alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e biotecnológicos. Isso porque essa válvulas consegue conter diferentes tipos de gases, inclusive fluídos abrasivos e corrosivos.

Considere sempre a imensa importância das válvulas para as indústrias na hora da escolha

Apresentamos apenas alguns modelos de válvulas aqui, mas a verdade é que existem muitos outros. Na hora de escolher o que será usado, é fundamental analisar com cuidado o projeto para fazer a escolha correta.

Esses dispositivos são essenciais para regular ou conter diferentes fluídos, e isso pode ser determinante para o sucesso da obra inteira. Elas são as principais peças de um processo de condução, então a sua escolha demanda muito cuidado.

  • Material:

Outra coisa a considerar é o material com que a válvula é fabricada. Da mesma forma que existem diferentes modelos, existem válvulas feitas de plástico ou metal.

A sua utilização final, bem como o tipo de fluido com que ela terá de  lidar é que deverão determinar qual é o tipo de material adequado. As válvulas podem ser usadas para vedar, liberar ou regular fluidos líquidos, gasosos e com partículas solidas, e para cada função existem características especificas a serem consideradas.

Há também aquelas que são utilizadas para facilitar o acesso à determinadas instalações. Nesse caso elas permitem que ajustes e alterações sejam feitas sem que danifique a parte exterior. Essas válvulas de acesso também são de grande eficácia e utilidade.

É necessário considerar a importância das válvulas para as indústrias para que se consiga entender a necessidade de conhecer bem o material na hora da escolha.

Na indústria, de modo geral utiliza-se as válvulas com vedação manual, como é o caso da válvula de gaveta, válvula globo e válvula de retenção. Embora cada uma tenha uma função, às vezes elas podem ser muito parecidas, inclusive em sua finalidade, e nessa hora é que a atenção se faz necessária.

A válvula é um dispositivo que não apenas contribui para o sucesso do projeto, mas também garante a segurança dos trabalhadores muitas das vezes, ao conter fluxos que possam representar algum risco a saúde e bem-estar.

O mais importante, no entanto, é considerar que a importância da válvula para as indústrias é imensa, e que a escolha errada dessa peça poderá representar o fracasso do projeto, colocando o trabalho de todos em jogo.