Vale a Pena Seguir Palpites ao Investir na Bolsa de Valores?

Quando uma pessoa tem a vontade de investir em ações, normalmente ela procura se informar sobre assunto. Ela olha alguns artigos na internet, pergunta para os seus amigos se eles já investiram e às vezes, até compra jornais e revistas para aprender ainda mais. Só que infelizmente, algumas pessoas não querem se informar, elas acreditam que será mais fácil pular essa parte e ir perguntar diretamente para quem entende dos assunto, os especialistas.

Eu gosto de chamar os especialistas de palpiteiros. A única coisa que eles fazem é distribuir palpites por aí. Alguns tem fundamentos e alguns não. Muitas vezes, mesmo se esses palpites fizerem algum sentido, acabam não funcionando na hora h. O problema é que muitos desses especialistas não sabem exatamente o que estão fazendo. Eles acham que tem o direito de dizer para as pessoas no quê investir na bolsa quando na realidade, eles mesmos não investem em nada. Eles falam sem saber e sem fazer.

Além disso, os poucos que são realmente competentes (raríssimos) e que dão palpites que funcionam de verdade, possuem uma falha grave, a falta de disponibilidade. E isso pode acabar com o dinheiro de qualquer investidor desatento.

Para ilustrar, imagine que o João receba uma dica de compra da ação BOSP4 de seu amigo, um especialista do mercado chamado Pedro. Assim que ouve a dica, João investe suas economias na ação indicada. Em pouco tempo, os lucros do seu investimentos aumentam bastante. Logo depois, começam a se estabilizar e então, a cair. Caem um pouquinho e devagar, mas logo depois, começam a cair muito e com velocidade.

Desesperado, João liga para Pedro perguntando o que fazer mas ninguém atende. Quando finalmente consegue contatar seu amigo, João descobre que deveria ter vendido a ação há semanas atrás. Mas agora é tarde demais, pois os lucros foram todos embora. Resta apenas realizar os prejuízos antes que o buraco aumente ainda mais.

Ou seja, se você for investir na bolsa de valores seguindo palpites de outras pessoas, é muito provável que você perca dinheiro porque na maioria das vezes, esses palpites estarão errados, mesmo se quem os ofereceu foi um especialista do mercado. Afinal, se suas dicas fossem realmente boas, ele não estaria distribuindo-as livremente. E mesmo se ele for super gente boa, isso não significa que suas dicas estejam sempre certas.

O outro ponto é, se a sua fonte de informações é muito boa e confiável, você ainda precisa manter o contato o tempo todo. Se você recebeu uma dica de compra de Pedro, precisa ficar esperando por uma dica de venda do mesmo cara. Mas e se na hora da venda o Pedro estiver de férias? Aí você sentirá na pele a dor de não saber o que fazer e por isso, ser obrigado a depender das decisões dos outros.

Por isso eu sempre digo, se você quiser comprar ações, é preciso antes saber como investir na bolsa de valores. Deve conhecer os mercados, os ativos, os procedimentos. Precisa entender como a coisa funciona para que você possa tomar as rédeas dos seus próprios investimentos sem depender de palpites errados de terceiros ou conselhos de pessoas que não estarão sempre disponíveis. Lembre-se, para investir corretamente, você precisa aprender a investir por si só.

  • igor

    Nossa, muito legal isso. Muita gente acaba comentendo esses erros, investem baseados em palpites, alguns chegam até a ganhar alguma coisa mas, depois perdem como foi citado no exemplo.

    Para os amigos que querem aprender como investir na bolsa, deixo esse site: http://www.comoinvestirnabolsa.com.br

    Mario, parabens pelo post.

    Abraços !!!

  • Marcelo

    O negócio na hora de investir é saber que o dinheiro é SEU, então você tem que dar a palavra final no investimento. Também recomendo o http://www.bmfbovespa.com.br/como-investir-na-bolsa.aspx para quem quer começar.

    Abraço!