Utilização de Lentes de Contato no Esporte

Lentes de Contato nos EsportesA prática de esportes e o uso de lentes de contato é uma combinação extremamente possível na atualidade. Independentes da modalidade esportiva, as lentes se adéquam à necessidade do atleta. É possível usá-las até mesmo quando a circunstância do esporte está ligada à água, como a natação e o surfe. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados. No caso da natação, como as piscinas são mantidas limpas através do cloro, um componente químico que pode trazer desconforto, irritações e ardências ao usuário de lentes de contato, o usuário precisa evitar o contato da água com os olhos. Os riscos de infecção também estão agregados a este esporte, pois os ambientes aquáticos estão vulneráveis aos germes, que podem ocasionar numa infecção grave, como a úlcera de córnea. Por este motivo, os óculos de mergulho são essenciais como medida preventiva. Porém, a alternativa nem sempre é eficiente, já que é possível adentrar água nos olhos mesmo fazendo uso dos óculos.

Apesar de todos estes riscos, é inegável que a alternativa é um excelente avanço. Afinal, nunca foi tão cômodo jogar vôlei, basquete, futebol e handebol, esportes que antes desprivilegiavam os atletas com problemas de vista. Os benefícios dessa escolha são muitos. As lentes permitem uma visualização de espaço mais ampla, o que acarreta numa melhor movimentação, e, por conseguinte, não embaçam com as mudanças de temperatura. Estes fatores são fundamentais para garantir o bom desempenho do atleta.

Hoje, pode-se contar com uma grande variedade de lentes de contato, cada uma com a característica específica para determinado ambiente. Contudo, após a prática do esporte, os especialistas indicam uma profunda limpeza das lentes de contato, fazendo uso de soluções próprias para cada espécie de lente. Essa medida visa higienizá-las, pois, independente do esporte praticado, as lentes precisam passar pelo processo de limpeza, garantido boa conservação e prevenindo contra as bactérias. Ou seja, seja qual for o seu problema (astigmatismo, miopia, hipermetropia etc) você pode usar lentes de contato nos esportes, basta apenas ter os devidos cuidados. – Fonte: Lentes de Contato se Aderem à Prática de Esportes