Uso de Jogos Online na Educação Ambiental

Jogos Online da Polly - Educação Ambiental

Jogos Online da Polly - Educação Ambiental

Hoje um dia, uma das maiores preocupações de pais, educadores e governantes relaciona-se às questões ambientais. Nosso planeta já nos cobra violentamente repassando para cada pessoa a conta de tantos abusos cometidos. Mudanças climáticas, desmatamentos que resultam em deslizamentos de terra nas encostas de morros, poluição dos rios e mares levanto à morte milhares de peixes e, às vezes, resultando em desastres ambientais que nunca poderão ser revertidos. O panorama é desolador, mas é necessário ainda criar forças e trabalhar de forma que as gerações futuras deem mais valor ao ambiente em que vivem.

Essa conscientização pode ser feita de várias formas. A principal delas relaciona-se à Educação Ambiental. Diz Vilmar Sidnei Demaman Berna, escritor e jornalista criador da Rede Brasileira de Informação Ambiental que, “nossa espécie tem a capacidade de adequar sua visão de mundo até que faça sentido com seus interesses e valores. A realidade é o que é, mas também inclui o que achamos e convencionamos que passará a ser, por que parte dela é matéria e parte é feita dos nossos sonhos, utopias, ideias que dão sentido à existência”. Por isso mesmo que devemos investir em educação e ações voltadas para a conscientização.

Diz o artigo “Educação Ambiental: O que é, legislação, objetivos, importância da educação ambiental na escola, projetos, meio ambiente, ecologia”, que “A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.” Dessa forma, muitos temas podem ser trabalhados em sala de aula ou em forma de pesquisas. Alguns deles, sugeridos no artigo citado anteriormente são “preservação da natureza, reciclagem, desenvolvimento sustentável, consumo racional da água, poluição ambiental, efeito estufa, aquecimento global e também , ecossistemas”.

Uma outra forma de se fazer isso é por meio de jogos online que estimulem a consciência ambiental. Um deles que trago como sugestão encontrei no site de Jogos da Polly. O Jogo ecológico da Polly consiste em recolher todo o lixo de uma cachoeira localizada numa região de mata que era preservada. No jogo cada participante precisa ficar atento ao lixo que cairá pela cachoeira e, a partir do momento em que pegá-lo, deve-se colocar no recipiente destinado a ele. Divididos em compartimentos para papel, para vidro, para metal e vidro, é mais uma forma de estimular a separação do lixo reciclável. Embora seja apenas um jogo, obtive resultados animadores em sala de aula, pois a separação de lixo durante o intervalo dos alunos aumentou. Isso prova que os jogos online são ferramentas atrativas para os alunos e quando usados na Educação, podem ser muito mais eficazes do que aulas expositivas e enfadonhas.