Use o Seu Dom

icodonSe você tem um dom, seja ele qual for, artesanato, trabalhos com ferros, madeiras, flores, culinária, agricultura, use-o. Use o seu potencial a favor de você mesmo, esqueça os ganhos absurdos ou as promessas de bons salários em alguma grande empresa, a não ser que você consiga um cargo de gerência ou diretor de uma empresa de grande porte para ganhar um salário satisfatório, vai passar um bom tempo de sua vida se dedicando e usando todo seu potencial para outra pessoa ganhar muito dinheiro.

As grandes empresas de hoje, se aproveitam da sua juventude, da sua vontade de vencer e de toda sua força, para sugar ao máximo em benefício dela. Algumas ainda gastam com cursos de aprimoramento, cursos que incentivam você a usar melhor o seu potencial, cursos motivacionais, no começo até que você tem algum benefício de uso próprio, depois você vai ver que foi apenas uma forma de você trabalhar mais, por menos. “Vista a camisa” eles dizem, “a empresa está crescendo e terá muitas possibilidades de promoção”, mas passado algum tempo, a empresa cresceu, comprou outras empresas e você percebeu que seu salário não acompanhou o grande crescimento e sucesso alcançados por sua instituição.

Outras empresas nem perdem mais tempo em cursos de aprimoramento ou motivacionais, já mostram que se você quiser melhorar de cargo ou salário, as portas estão abertas para você procurar outro trabalho. E não adianta achar que vai encontrar coisa melhor, a não ser que passe em um concurso público e vá trabalhar em uma estatal, qualquer outra grande empresa está usando a mesma teoria. Esqueça o que aprendeu no curso de administração, voltamos à época onde só o dinheiro importa, não há mais respeito com o funcionário, ética só no papel e de você para empresa, o contrário não é recíproco. Tudo é muito bonito no papel, no código de ética e conduta da empresa, nas normas e programas de desempenhos, mas tudo em benefício da empresa e quase nada ou nada para o funcionário. Quando você não consegue mais render por adoecer por causa do trabalho ou sua idade estiver mais avançada, você simplesmente é convidado a se demitir. Em meados de 1986 ou 87, Titãs já cantavam: “Homem primata, capitalismo selvagem”.

Por isto eu digo se tiveres algum dom, souber fazer algo para vender, trabalhe para você mesmo. Procure não sonhar com riquezas, ter lucros exorbitantes, será mais fácil viver com o que já tem, não desanime, mas acredite em você, nem que no começo ganhe pouco, o que vale mais é ganhar fazendo o que gosta, acredite! Chegar aos 40 ou 50 anos e descobrir que só deu dinheiro ao seu patrão e ainda passou a melhor fase de sua vida enriquecendo outros e fazendo o que não gosta, vai ser muito mais frustrante do que trabalhar atrás de pouco mais que o valor de um salário mínimo. Ao chegar a esta constatação e perceber que está doente e sem forças para se manter em seu trabalho, vai se perguntar por que desperdiçou tanto tempo da sua vida e perdeu sua essência lutando pelo que não é seu. E se seu dom é trabalhar para os outros, não há problema nenhum nisto, faça assim conforme o que te fizer feliz.

Dizem que trabalhar não mata ninguém, não é uma verdade absoluta, mata sim. Mas se acredita que trabalho não mata ninguém, então trabalhe no que é seu e vença na vida com o que você tem de melhor. Fazer o que gosta e ganhar dinheiro com isto é o melhor dos trabalhos, pense que além de estar feliz, seu trabalho possa dar felicidade a muito mais gente. Descubra o que gosta de fazer. Use o seu dom.