Uniforme de Futebol – Mais Que Uma Roupa, Superstição

Atenas Esportes, uniformes de futebol.

Conheça a história das camisas que marcaram a Seleção Brasileira ao longo destes 83 anos de Copa do Mundo.

Antes de sermos a terra da Feijoada, Caipirinha e do Carnaval, o Brasil é o País do futebol, e quanto a isso, ninguém discute. Com 5 títulos, somos os maiores campeões da Copa do Mundo e a única seleção que participou de todos os mundiais.

Em 2014 sediaremos esse grande evento, e como todos os vitoriosos, temos muita história para contar. Acompanhe como os uniformes influenciaram a nossa trajetória.

Evolução das camisas da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo

Já haviam se passado 20 anos desde o primeiro campeonato, e nós não tínhamos nenhuma vitória. O Maracanã estava lotado, era final da primeira Copa do Mundo sediada no Brasil, e nós perdemos. Mais do que uma decepção, o ano de 1950 mudou a história dos nossos uniformes para sempre. Veja como foi a evolução das camisas usadas pelos brasileiros em Mundiais:

Atenas Esportes, uniformes de futebol.1930

Muitos não sabem, mas o Brasil estreou sua primeira Copa do Mundo com uma camisa branca de detalhes azuis. O modelo que foi usado até 1935 apresentava cordas de ajustes na gola.

Atenas Esportes, uniformes de futebol.1938

Com poucas alterações, a camisa continuou branca, anulando as cordas na gola, que aderiram ao formato ‘v’.

1950

Foi este o ano responsável pelo início de uma nova era dos uniformes de futebol da seleção. A decepção diante da perda na final do Maracanã fez da camisa branca com a gola azul, um símbolo de derrota.

Atenas Esportes, uniforme da seleção brasileira.

1954

Estréia das cores amarelo e verde, o uniforme passou a ser sinônimo de vitória, com os títulos de 1958 e 1962.

1970

A principal alteração neste modelo foi a adoção da gola canoa, que ficou marcada por vestir a melhor seleção de todos os tempos.

Atenas Esportes, uniforme de futebol da seleção brasileira.

1974

Vitoriosa, essa camisa é a primeira a conter as três estrelas e a seguir com a gola ‘canoa’.

1978

Muda-se o fornecedor do material esportivo e com isso a camisa ganha três listras nas laterais das mangas.

1982

Este foi o primeiro uniforme a receber a sigla CBF, que até então era CBD – Confederação Brasileira de Desportos. O escudo também foi alterado pelo novo fornecedor, e passou a ter a taça Jules Rimet.

Atenas Esportes, uniforme de futebol da seleção brasileira.1986

Esta foi a primeira vez que a marca do fornecedor apareceu na parte da frente da camisa, que voltou a aderir a gola pólo.

1990

Praticamente idêntico ao do ano de 1986, a única alteração deste uniforme foi a gola que passou a ser mais fechada na altura do pescoço.

Atenas Esportes, uniforme de futebol.1994

Com um novo fornecedor, esta camisa está entre as mais diferentes dentre os modelos. O escudo tradicional voltou a ser usado, acompanhado do nome Brasil.

1998

Com a vitória da Copa anterior, o modelo passa a exibir sua quarta estrela. A camiseta volta a ser canoa e recebe duas listras verdes nas mangas, junto com um novo fornecedor, que se mantém até hoje.

Atenas Esportes, uniforme de futebol da seleção brasileira.2002

Agora com gola amarela, a camisa de futebol ganhou mais detalhes verdes nas laterais.

2006

É neste ano que mais uma estrela passa a abrilhantar o uniforme. Agora, a gola também exibe as vitórias, na barra a frase “nascido para jogar”.

2010

Clássica e sem grandes detalhes, o modelo lembra o de 1970.
Para 2014, fica a expectativa de qual uniforme a Seleção Brasileira de Futebol usará para brilhar em casa.