Uma Logomarca de Sucesso

Antes de falarmos sobre a criação de logotipo, vamos tirar uma dúvida, alguns falam logotipo ou somente logo e outros logomarca, mas qual é a diferença? Basicamente,  logomarca é quando se cria uma marca, um símbolo. Logotipo, embora tenha a mesma função de identificação que a logomarca, é a representação da logomarca apenas em tipologia. É um símbolo, no fim das contas, mas só com letras. Mas o certo mesmo é logotipo, mas cada pessoa tem sua maneira de falar.

A preocupação com a criação de uma boa identidade visual para sua empresa mostra que você tem respeito ao consumidor e facilita a compreenção sobre as vantagens e beneficios oferecidos, além de passar credibilidade e confiança na mente dos consumidores, criando sua fidelidade. A logomarca é o emblema, a marca do negócio, o que faz com que identifiquemos a empresa ou serviço.

O papel da logomarca exerce um grande poder de memorização para sua empresa pois é o jeito mais fácil do cliente indentificar a sua marca ou empresa. Se a sua empresa não tiver um logo é mesma coisa dela não existir na memorização gráfica do cliente, por isso é imprensidivel a contratar um especialista na criação de logo.

Não existem segredos para se criar um bom logótipo. Existe sim, regras básicas, um conjunto de parâmetros essenciais que se deve respeitar.Adquirir uma logomarca profissional e única irá lhe custar um pouco, porém, um valor bastante acessível, e que, certamente, irá melhorar a qualidade de sua empresa. Existem várias técnicas  de como desenvolver um logotipo, para que o mesmo fique simples, claroebonito. Ao contratar um designer para a criação de logomarca peça que seja objetivo e claro e que represente sua empresa e o objetivo do negócio.

Aí vão algumas dicas:

Simplicidade é a palavra-chave. Nãoexagere  em cores e formas;
A tipografia deve ser simples e legível de tal forma que a pessoa menos instruída consiga ser capaz de ser gravado na mente do seu cliente;
Ologotipo não precisa dizer o que a empresa faz, por exemplo: não é necessário colocar o seuproduto em seu logotipo.
Use um estilo de formas, cores e texturas apropriado com o ramo da sua empresa.
Não crie um nome grande.
Evitar usar símbolos que já foram usados.