Uma Banda Chamada “A Coluna”

Uma banda power trio de Catalão Goiás – A banda foi uma junção de três amigos-irmãos da mesma igreja. Com Edinaldo no vocal, guitarra e compositor oficial de todas as músicas, Jackson no baixo e Joeli na bateria. A banda começou com nome Seymour, que é sobre um pregador chamado William Seymour, mas o nome mudou para A COLUNA com base na carta de Paulo a Timóteo. A banda teve essa formação por dois anos, sempre na força de uma banda power trio.

A banda em 1 ano fez poucas apresentações, tanto na igreja como fora na igreja. Se apresentando fora da igreja que é os integrantes sentiram que poderiam pensar em canções próprias com mais seriedade. A banda se apresentou sem cobrar cache mas por onde se apresentava chamava a atenção pela simplicidade e a mensagem levada.  A banda tocou para diversas quantidades de publico, como presenciou várias formas de recepção das pessoas.

A oportunidade mais bem sucedida das poucas apresentações, foi no rock da 20, evento no qual foi uma das duas bandas gospel em meio a outras não gospel. O Evento foi em local publico, ao ar livre. A apresentação foi por volta das 14 horas para o publico que foi chegando ao local. Em menos de 40 minutos com 4 músicas no repertório, três canções próprias e incluindo uma canção cover de Everything do Lifehouse também incluindo um momento de ministração da palavra de Deus, para um público diferente do que estavam acostumados. Eles foram bem elogiados por diversas pessoas. Foi um evento muito bom não só para a banda mas para cada integrante que vão poder contar um dia onde puderam se apresentar.

Dia 24/07/2011. A COLUNA se apresentou no Rock da 20 em Catalão

Dia 24/07/2011. A COLUNA se apresentou no Rock da 20 em Catalão

Foi um grande evento mas não foi o suficiente para elevar a popularidade da banda ou atrair seguidores, até mesmo aparecer patrocinadores, foi um evento que por mais o quanto se esforçaram não serviu de uma alavanque para a carreira musical, mas conseguiram se apresentar com profissionalismo e atrair elogios de muitas pessoas.

Antes de se apresentarem no Rock da 20, a banda havia já apresentado em alguns lugares mas já haviam 18 músicas compostas, registradas em demos. Eles sempre demonstraram que a intenção da banda era trabalhar mais com canções próprias que ficar se apresentando tocando músicas de outros artistas.

As 18 músicas foram feitas e começaram a trabalhar as gravações, das 18 músicas, foram separadas 12 músicas para ser, o que seria o primeiro CD. Joeli gravou a bateria das 12 músicas e em seguida viria a gravação do baixo, a seguir as guitarras e os vocais. Porem, Jackson gravou o baixo de 5 músicas.

Devido as muitas coisas que aconteceram na época, que vieram a influenciar no trabalho das gravações, logo Edinaldo fez as guitarras, violões e vocais das 5 músicas e gravou também uma  cover da canção da banda Third Day chamada Love Song. O que seria o primeiro CD, se tornou em EP. Cada integrante espalhou cópias e distribuiu para os amigos e parentes, e a canção Sei que chamas por meu nome foi tocada em emissoras de radio, especificadamente em programa gospel na cidade, porque um pastor amigo dos integrantes cedeu a oportunidade de tocar a canção.

Como estavam trabalhando para a realização do primeiro álbum, investiram também em fotografias que poderiam ser para um encarte do álbum. As tais fotos estão disponíveis no site A coluna palcomp3 com as canções do EP, inclusive, fotos da apresentação do rock da 20.

Mais apresentações, mais eles tocavam músicas próprias e também deram lugar a canções de outros artistas, porém Sei que chamas por meu nome foi ocupando a mente de amigos e de ouvintes que encontravam o site palcomp3. Por falta de experiência em marketing, em mensurar os resultados, ter afinidades com quem curtia se esforçar mais, a banda foi perdendo as motivações. Por um tempo a banda teve em que orgulhar, por um certo tempo ainda com poucos números a banda chegou a ficar em primeiro lugar na categoria gospel da cidade de Catalão mas por falta de um auxilio e falta de mais empenho a banda deixou as músicas em ativo no site até hoje.

A banda se tornou em uma equipe de louvor da igreja, o que fez perder todos os focos para um projeto de composição de músicas próprias para tocar músicas de outros artistas e no dia que completou 1 ano ela veio a terminar.

Explicando o que realmente aconteceu com a banda A coluna, foi  três integrantes que por onde tocavam mostravam seu repertório, mas a base de toda motivação era levar a palavra de Deus e alcançar o próprio álbum. as canções vieram mas faltou empenho em como prosseguir com os esforços de divulgar mais a banda e as canções. A banda passou por aquele momento que muitos artistas passaram que é ficar esperando oportunidade ao invés de criar oportunidades. A banda na verdade não tinha condições de pagar um álbum e nem financiar de um jeito que as gravações viriam acontecer. Porém todo o esforço parou no EP e na distribuição de graça.

Hoje somente Edinaldo, tem as 18 músicas demos com ele, as que foram para o EP e outras que foram para o site palcomp3. As 12 faixas das baterias que Joeli gravou ninguém sabe explicar o que aconteceu, foram delatadas do arquivo do estúdio. Apenas Edinaldo tem vídeos registrados de algumas apresentações que o power trio fez.

No palco mp3 há 4 músicas do Ep e mais uma chamada Amando você. Essa canção foi gravada em outro estúdio lançada em Demo e foi a música que iniciou todo trabalho da banda. Outra canção chamada tão próximo de ti foi gravada por Edinaldo Elias em 2003 e ele adicionou em meio as canções da coluna.

A banda não teve aquela fama tão almejada, não arrecadou dinheiro e nem hoje os músicos vivem da mesma banda. Porém o que os três integrantes se orgulham foi que devido a poucas oportunidades, poucos investimentos, instrumentos não de tanta qualidade, música e levar a palavra de Deus eram o focos de todo trabalho.

Hoje, somente Edinaldo continua com atividades na música, compondo canções próprias, se apresentando e atuando on line como redator musical e tanto on line como off line, em gestão de seu próprio empreendimento musical e outros projetos. Os outros integrantes não estão envolvidos com a música nem ao menos há intenção de um possível retorno do mesmo projeto com os mesmos integrantes. O vocalista da banda e também núcleo compositor recebeu propostas para continuar com o nome com integrantes diferentes porém ele disse que prefere deixar com todas as considerações a formação com o ex companheiros.

Sobre a canção love song que é uma cover internacional que Edinaldo registrou os vocais, violão e baixo. A canção não esta entre as outras no palco mp3 e nem tocou em alguma emissora de radio mas ela esta presente no repertório do EP e nem ao menos se sabe quantos EPs foram distribuídos, se alguém tem até hoje o ep com as canções da a coluna não se sabe, mas a canção love song e algumas outras que a coluna registrou fazem parte do repertório de apresentações de Edinaldo Elias. Basta contratar que no repertório particular dele contém canções de seus artistas favoritos, como canções próprias, inclusive love songs.