TV LED – Alta Definição e Baixo Consumo de Energia

A onda ECO-Friendly que aparece cada vez com mais força no mundo todo já chegou às empresas de tecnologia. A década passada foi marcada pelo aparecimento de televisores cada vez mais finos, maiores, econômicos e (muito) caros. A nova onda são as ultrafinas TVs LED, que prometem aumentar ainda mais essas ‘métricas’, além de ter uma qualidade de imagem indiscutivelmente superior às suas antecessoras.

TV de LED - Alta Definição

TV de LED - Alta Definição

Fabricantes de televisores como Sony, Samsung e outras, já estão na briga para lançar aparelhos maiores e ainda mais finos. Porém, hoje o que deve ser levado em consideração é o impacto que esses aparelhos causarão ao meio ambiente.

Por ser LED, esta linha de televisores já é muito mais ecologicamente correta do que televisores LCD, Plasma e, principalmente, TVS de tubo (lembra aquela que seus pais tinham na sala há 10 anos atrás?). Isso porque o LED, que significa em inglês Diodo Emissor de Luz (Light Emitting Diode), é extremamente econômico, chegando a consumir até 40% menos energia que televisores LCD ou Plasma.

TVs de LED não necessitam lâmpadas CCFL (Fluorescentes de Cátodo Frio), que são utilizadas para iluminar displays de LCD, pois o próprio LED faz este trabalho. Além disso, são totalmente livres de mercúrio e não utilizam chumbo nas soldas de seus componentes, o que permite que o descarte e reciclagem sejam feitos de forma mais barata e sem impacto algum ao meio ambiente.

Apesar de ainda terem seus preços um pouco salgados (nada comparado ao absurdo que eram os preços das primeiras televisões LCD), a melhor opção, quando o assunto é meio ambiente, é um televisor LED. Colocando na ponta do lápis, com a economia que terá na conta de luz, o investimento acaba saindo muito mais em conta.

  • Concordo plenamente. Tenho um televisor de LED de 24″ que uso como monitor para o computador, e o consumo de energia é infinitamente menor do que o que eu tinha antes (já que eu tinha ambos monitor e tv de tubo, agora tenho tudo em um e de led).
    Sem falar que a qualidade da imagem é excelente, não há argumentos contra isso…