TV Digital no Brasil

A nova tecnologia de recepção de imagem no Brasil é a TV digital. A inovação que chegou ao país no ano de 2007 ainda não chegou a todas as cidades brasileiras, no entanto o sinal já chegou a todos os estados. Para quem não conhece, a TV HD é a transmissão do sinal de forma digital pois anteriormente as transmissões eram todas analógicas.

Com a TV Digital é possível obter a alta definição de som e imagem, com qualidade muito superior a tecnologia anterior. Outra vantagem é que a nova tecnologia é gratuita em todo o território brasileiro, somente as pessoas que continuam com os aparelhos antigos sem a recepção digital é que precisam comprar o aparelho para a nova transmissão. Outra característica do novo recurso é a transmissão de conteúdo para dispositivos móveis.

TV digital brasileira

TV digital brasileira

TV digital brasileira – Uma das melhores do mundo

O sistema de sinal digital utilizado no Brasil chamado de SBTVD, conta com algumas caracterizações próprias, como interatividade e alta definição para notebooks, mini-televisores e celulares. Além disso, o ISDB- T – Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T), como também é conhecido, é capaz também de adotar padrões para comprimir vídeo e áudio mais eficientes e modernos que os outros sistemas de TV digital do mundo todo.

Além disso, é possível fazer a realização de transações bancárias, participação em enquetes, compra de produtos em anúncios e ainda se informar sobre programas utilizando apenas o controle remoto. Antes de usufruir da qualidade da TV digital, você deve primeiro comprar uma tv lcd 32 polegadas por exemplo, e certificar-se de que ela já possui a função HDTV de fábrica.

Porém para que essas ações sejam possíveis, é necessário equipar o receptor do sinal digital ou a TV com o Ginga, o programa utilizado no Brasil para interatividade. Os aparelhos que proporcionam essa ferramenta são aqueles com o selo DTVi.

Muito ainda se discute entre autoridades no assunto e entusiastas da área digital no Brasil, se o padrão escolhido realmente tenha sido o melhor dentre todos. São muitas as diferenças de padrão de TV Digital e cada uma pode executar diferentes ações e comodidades para o usuário final. Porém, poderemos ver o que de fato a TV digital poderá proporcionar quando todas as transmissões e tipos de interatividade estiverem disponíveis. A TV digital brasileira também terá seu padrão adotado nos países da Venezuela, Chile, Argentina e Peru. Confira mais no blog TV Lcd 32.