Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Curso de Aviação Civil

Curso de aviacao civil - CEAB Brasil

Curso de Aviação Civil

Curso de Aviação Civil

Os cursos de aviação civil capacitam os alunos a pilotarem aeronaves privadas e comerciais, no entanto, existem diversas etapas burocráticas que garantem a qualidade deste profissional em sua função, se tornando cada vez mais necessário que estes profissionais sejam lançados no mercado de trabalho completamente capacitados.

Diversos jovens sonham com a profissão de piloto, no entanto, alcançar este objetivo requer disciplina e determinação para concluir todo o processo de aprendizado e os obstáculos que são impostos, sendo assim, o jovem deve buscar os cursos de aviação que possuem a homologação da ANAC, para garantir que esta instituição de ensino possui seu programa de curso de acordo com as exigências e critérios do órgão responsável.

O curso de aviação civil consiste basicamente na graduação em ensino superior de profissionais da aviação, sendo assim, os cursos são ministrados em instituições que possuam a autorização do Ministério da Educação e ainda a homologação da ANAC para poder graduar seus alunos. Durante o curso, o aluno recebe conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos setores de um aeroporto, podendo assim atuar em diversas áreas além da condução de aeronaves, podendo assim obter maiores chances no mercado de trabalho.

O Curso

O valor de uma graduação em aviação civil é de aproximadamente cento e cinquenta mil reais, com duração de três anos de estudos, no entanto, a partir do primeiro ano de curso, o aluno obtém uma licença de piloto privado, podendo atuar como piloto, no entanto, o mesmo não poderá ser remunerado por sua atuação, e somente após a conclusão do curso, o aluno estará habilitado a realizar voos comerciais, podendo então obter remuneração.

O mercado de trabalho para quem cursa aviação civil, se apresenta amplo, já que seus conhecimentos em condução de aeronaves e em diversas áreas administrativas o permite atuar em mais de uma função, sendo assim, é comum que o candidato a vaga, não atue inicialmente na condução de voos, podendo ocupar outros cargos dentro da empresa aérea.

No primeiro ano de curso, o aluno se submete a matérias fazem parte de uma grade curricular básica, obtendo técnicas de combate ao fogo, meteorologia, tráfego aéreo e suas regulamentações e conhecimentos técnicos sobre modelos de aeronaves. Esta se torna a base do curso que tem como continuidade as matérias de administração, gestão, práticas de voo, além de disciplinas ligadas a física e aerodinâmica de voo.

As Etapas

O futuro aviador deve realizar uma bateria de exames médicos antes de dar início a suas atividades como aluno no curso de aviação civil, garantindo que sua saúde possui estado favorável para exercer a função, devendo estes exames serem feitos em hospital credenciado da aeronáutica, além de verificar se o curso possui exigências mínimas para o ingresso. O segundo ano do curso também tem como característica principal uma nova bateria de exames, garantindo que o aluno não possui ou desenvolveu doenças coronária sou quaisquer tipos de patologias que possam interferir em suas funções como piloto.

Paralelo ao curso de aviação civil, o aluno deve se submeter aos exames da ANAC para obter suas autorizações e licenças, ou seja, o mesmo deverá se submeter a provas teóricas e exames práticos com agente responsável para obter as licenças de piloto privado e piloto comercial.

O profissional que possui maior conhecimento, pode atuar em diversas funções, no entanto, uma das principais exigência, é a fluência de outros idiomas, principalmente o inglês. O investimento na área de aviação ainda é alto, principalmente com os possíveis cursos paralelos que devem ser feitos, acompanhando a graduação, no entanto, o salário inicial de um profissional em aviação civil, é em torno de seis mil reais, podendo ainda o piloto receber mil reais por horas de voo, ocasionando em um total satisfatório, quando se consideram as viagens internacionais e o fluxo de viagens feitas pelo piloto.

Ao buscar o curso de aviação civil, o aluno deve buscar o máximo de informações sobre a instituição de ensino e principalmente sobre como funciona o mercado de aviação, garantindo que atinge as expectativas. Acessando o site das instituições, o futuro piloto, poderá obter informações como formas de pagamento, grade curricular, horários e principalmente a descrição do curso juntamente com o objetivo do curso e com a habilitação que oferece aos alunos.

Uma profissão em alta, principalmente devido aos grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil. O Curso de Comissário de Vôo disponibiliza uma sólida formação para o aspirante à função aproveitar o máximo dos treinamentos em aeronave ao ingressar em uma companhia de transporte aéreo.

Especializada na formação de profissionais no ramo de aviação civil comercial, a escola de aviação CEAB (Centro Educacional da Aviação do Brasil) é hoje reconhecida como uma das mais conceituadas escolas do país. Mantendo seus princípios e valores sendo pioneira no segmento, mais uma vez traz para o mercado um conceito de qualidade os “Cursos e Revisões online”.

Com o objetivo de oferecer aos estudantes e a toda comunidade da aviação mais informação e conhecimento, o CEAB apresenta para ao mercado uma forma mais fácil de aprendizado ao aluno. Através do portal CEAB online estudantes de todo país tem a oportunidade de realizarem o curso de Comissário.

ANAC homologa curso de comissário de voo do CEAB na modalidade EAD

A Superintendência de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil homologou,em publicação no Diário Oficial da União na sexta-feira passada, o curso de Comissário de Voo, partes teórica e prática, para ser ministrado na modalidade de educação a distância pelo Centro Educacional da Aviação do Brasil (CEAB Online), de São Paulo.