Tubulão: Onde são aplicados os tubos de aço?

Para a maioria das pessoas saber onde são aplicados os tubos de aço, ou o tubulão é dever apenas daqueles que trabalham nos meios de construção, e nas áreas que fabricam esse tipo de produto.

Isso não é necessariamente verdade. É muito importante que qualquer pessoa saiba mais sobre peças que podem ser usadas na construção de suas casas, e que são parte de construções que elas utilizam e frequentam todo o tempo, nas cidades, nos parques, nos centros comerciais, etc.

Sendo assim, a seguir nós vamos falar sobre a aplicação dos tubos de aço, e o que ela pode significar nas construções das quais você se utiliza todo o tempo. Vem conferir onde vão esses tubos, o tubulão e muito mais!

Quais são as aplicações dos tubos de aço e do tubulão?

Comecemos então definindo o que é tubulão, essa palavra que você está vendo a gente repetir sem parar, mas que talvez não faça a menor ideia do que se trata: o tubulão nada mais é do que um tubo de aço que tem medidas específicas. De modo geral, vemos tubulões que alcançam de 12’ a 24’ polegadas, e que tem espessura que varia dos 4 aos 15 mm!

Como dá para ver, trata-se de um tubo de aço que consegue ter um grande alcance e um tamanho avantajado, dependendo do desejo daqueles que o fabricam e da necessidade dos consumidores em questão.

Agora que isso já foi entendido, vamos apontar os vários tipos de tubos e as suas aplicações mais claras, para que você compreenda como isso funciona e como é necessário à sua vida:

  • Os tubos quadrados – Os tubos quadrados são usados em uma série de segmentos da indústria. Eles podem ser fabricados tanto tendo costura como não tendo. Além disso, podem ter uma apresentação mais galvanizada, ou preta.

Trata-se de um modelo bastante utilizado em estruturas metálicas. De modo geral, eles são aplicados na indústria e no maquinário de forma geral. Além disso, são usados em qualquer área que precise de materiais que resistam fortemente a esforços mecânicos, que o tubo quadrado tem, uma vez que apresenta grande concentração de carbono;

  • Os tubos retangulares – Os tubos que apresentam um formato mais retangular são usados sempre para se criar projetos que contam com estruturas metálicas. As vigas e as colunas de sustentação são certamente o exemplo mais clássico.

Além de serem usados dessa forma, os tubos retangulares contam com a sua forma geométrica única para serem utilizados constantemente em mezaninos, em fundações e também como o suporte de uma série de pisos de metal. Também há como aplica-lo na construção civil, na engenharia e na arquitetura, sendo bem visto para estruturas maiores.

Por fim, sabe-se que eles são usados também no maquinário e em outros equipamentos que precisam resistir e durar bastante tempo;

  • Os tubos industriais redondos – Esses tubos também podem ser desenvolvidos com aço de carbono e sempre possuem alguma costura, no caso longitudinal.

Assim sendo, eles recebem uma solda feita através de uma resistência elétrica. São muito utilizados tanto na construção civil quanto na arquitetura, e equipamentos de academia, brinquedos de parques e até mesmo corrimões os tem. É sabido também que dá para fabricar esse tipo de peça no estilo tubulão;

  • Os tubos redondos de condução – Esse tipo de tubo pode ser fabricado de uma série de formas diferentes: com costura ou sem (sendo sempre a solda longitudinal), com perfis pretos ou ainda galvanizados e em tamanhos de bitolas distintos, além de apresentarem larguras e espessuras variadas.

Esses tubos são flexíveis e podem ser maleados, o que significa que se são submetidos a curvaturas variadas, comuns aos serviços de usina e de transporte de fluidos (seja água, seja corrosivo ou abrasivo, seja até de ar comprimido, gases ou vapores) não sofrem nenhum dano.

Além disso, esses tubos são muito usados nas residências e também no comércio, sendo inclusive colocados em redes de incêndio e também nas instalações de ar condicionado;

A importância de se entender mais do assunto

É um erro pensarmos que não precisamos saber sobre tubos de aço ou tubulão se não trabalhamos com isso de alguma forma. É um erro porque, como você deve ter reparado, é fato que esse tipo de material está em todo o lugar e se formos capazes de compreender a sua aplicação vamos ser capazes de entender como as construções que utilizamos são feitas.

Isso nos dá mais segurança, mais tranquilidade e mais capacidade para saber o que acontece nas obras das quais fazemos parte, um tipo de conhecimento que jamais deve se desprezar.

Como você pode ver as aplicações de tubos de aço e de tubulão são muito variadas! Vale a pena entender o que você precisa antes de definir qual a melhor para você!