Tubos Retangulares – Tudo Sobre o Uso Destes Tubos

Tubos Retangulares

Tubos Retangulares

Enquanto os tubos quadrados são bastante usados para funções mais delicadas, como para transportar líquidos e gases, ou para sustentar a estrutura de móveis, os tubos retangulares são feitos em tamanhos bem maiores. Eles são bastante usados em estruturas que devem suportar algumas toneladas de peso, como lajes de prédios – completados e interligados por tubos quadrados.

Algumas das suas aplicações mais visíveis para quem não trabalha no setor industrial são em tetos de grandes superfícies cobertas, como estacionamentos, centros de convenção, escolas, teatros, etc., substituindo as antigas vigas de cimento. Também são utilizados em menor escala e quantidade dentro dos prédios, fazendo parte da estrutura de escadas e mezaninos.

Assim como os tubos quadrados, os tubos retangulares são feitos de aço, alumínio ou aço inox. Eles podem ter costura, isto é, serem soldados por uma resistência elétrica, ou podem ser sem costura, significando a ausência desse processo de solda e ainda com acabamento de perfilagem a frio ou a quente. Os tubos sem costura são feitos principalmente por três processos distintos. O mais comum é a laminação, feita nos tubos de maiores dimensões, pelo seu largo uso na construção civil. Alem deste, os tubos retangulares sem costura também podem ser fabricados por extrusão, processo usado nos tubos mais finos, ou por fundição. Eles podem também serem galvanizados ou em carbono.

Tubo Retangular

Tubos Retangulares

Além de fins estruturais, esses tubos são usados em instalações cracking em refinarias e caldeirarias, podendo suportar grandes volumes de material em altas ou em baixas temperaturas. Apesar de sua grandiosidade, os tubos retangulares ainda são mais leves e estão cada vez mais baratos, devido à crescente demanda por esse material e a facilidade com que pode ser produzido. O seu uso representa uma grande economia em termos de equipamento onde quer que seja aplicado e reduz custos e prazos de obras.