Trópico 4: O Manual Definitivo do Melhor Jogo de Cidades Pós-SimCity

Jogo Tropico 4

Jogo Tropico 4

Já pensou em presidir um país numa tipicamente paradisíaca e atrasada ilha caribenha em plena guerra fria? Como o poderoso “El Presidente”, em Tropico 4, essa ilustre oportunidade lhe é concedida de forma detalhada, contextual e inteligentemente debochada. Ao assumir o posto de número um de uma incipiente e agrária nação tropical, você tem o grande desafio de se manter no poder ao longo das décadas que seguem.

Para tanto, mais do que coordenar socioeconomicamente uma nação (nos moldes de SimCity 4, mas com um gráfico muito melhor), precisa agradar a conflitantes “caprichos” de oito facções – capitalistas, comunistas, ambientalistas, intelectuais, religiosos, lealistas, nacionalistas e militaristas – e de cinco representatividades estrangeiras – Estados Unidos, União Soviética, China, Europa e Oriente Médio. Como evidentemente não é possível agradar a gregos e troianos (e você obviamente é apaixonado pelo seu povo e não quer ser deposto!), certo manejo político e jogo de cintura se fazem necessários em cada decisão.

Nesse contexto, algum planejamento é importante. Qual vai ser a sua prioridade? Inicialmente, você prefere uma ilha exportadora de café, açúcar e tabaco e de recursos naturais (como ouro, ferro, petróleo…) ou acha melhor desde já estabelecer um lucrativo quintal turístico ianque? Socialmente, vai priorizar a saúde, a educação, a comida e a habitação, como a facção comunista recomenda, ou vai se concentrar na segurança pública, no setor privado e na construção de uma economia industrializada, forte, rentável (o que pode significar diminuir drasticamente o salário dos menos instruídos, por exemplo), para cortejar os capitalistas? Em Tropico, a decisão é sempre sua. Com o tempo, tomando as medidas adequadas, sua ilha pode superar o terceiromundismo, tornando-se extremamente desenvolvida, avançada, moderna, próspera, estável e poderosa.

Ao longo das próximas publicações, apresentaremos um manual detalhado desse jogo fascinante, baseado nas construtivas experiências de quem já o jogou intensamente. Portanto, se você gosta do jogo ou tem interesse em jogá-lo, fique de olho.