Trekking

Trekking

Trekking

O Trekking é uma atividade física, na qual você pode exercitar seu corpo inteiro, com foco na parte inferior do corpo. Consiste em caminhadas ao ar livre, em trilhas, de forma que proporciona ao esportista uma experiência única de lazer e ajuda à aliviar o estresse. Principalmente para moradores de grandes cidades, barulhentas e caóticas, o trekking é uma forma de escapar de todo o caos, trocar a agitação pelos sons da natureza.

O Trekking é indicado para todas as idades e ambos os sexos, não exige muito preparo físico apenas escolha um nível mais leve se não estiver acostumado com exercício físico, financeiramente é uma ótima alternativa também, comparada à outros passeios.

Os equipamentos são básicos, nada muito elaborado ou difícil de encontrar. Mochila, Cantil, lanternas, kit de primeiros socorros, saco de lixo ( é importante preservar a natureza e não deixar lixo nas trilhas, de qualquer tipo! ), em alguns locais o uso de protetor solar não é permitido por poluir as águas de rios e lagos, nesse caso opte por bonés, chapéus e roupas de manga comprida. No caso de um trekking de dias e for acampar : barraca, fogareiro, saco de dormir e tapete isolante térmico, e para tanto passeios de um dia como de dias, não esqueça de levar alimento, que seja fácil de fazer e não perecível.

Quanto ao vestuário, ele ira variar de acordo com o destino escolhido, sua temperatura. Indiferente o seu roteiro, prefira por roupas dry way, ou seja, que permitem a transpiração e que não ficam molhadas já que são feitas de um material sintético. Desista do algodão, jeans, sapatilhas, chinelos, dê preferência à calçados  fechados para evitar machucados. Pesquise em lojas esportivas por esse tipo de roupa que tem secagem rápida.

No Brasil temos diversos roteiros, aproveitamos e conhecemos muito pouco da nossa diversidade ecológica. Portanto, tome coragem, programe-se e saia do sofá!

Principais roteiros no Brasil : Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), Monte Roraima (RO), Chapada dos Veadeiros (GO), Aparados da Serra (SC) e Serrão dos Orgãos (RJ).