Treinamento de Cachorros: Segredos para Treinar seu Cão

Uma das poucas coisas que donos de cachorros ou pessoas que pensam em ter um cachorro devem pensar é se eles precisarão ou não de treinar o cão. Apesar do treinamento do cão não ser algo essencial, a menos que seu cachorro apresente algum problema em particular, uma pequena quantidade de treino para sanar maus hábitos e impor limites ao seu animal deve ser pensada. Além disso, um cachorro bem treinado irá se sentir muito mais seguro em sua casa quando ele souber suas limitações. Mesmo na natureza selvagem, um cachorro terá algum tipo de limite de comportamento imposto pelo conjunto de estrutura e hierarquia que existem. No final do dia, seu cachorro é parte do seu “conjunto”.

Treinar um Cachorro

Treinar um Cachorro

Algo muito importante sobre treinamento de cachorros é que qualquer forma de tratamento deve se aproximar da perspectiva de “estímulo positivo”. Isso simplesmente significa que você deve recompensar seu cão com elogio, uma gostosura ou ainda melhor, ambos para qualquer comportamento positivo que ele apresentar. Sucesso será rápido para qualquer pessoa que elogia um cachorro por bom comportamento. O mesmo não pode ser dito para alguém que castigue o cachorro por NÃO apresentar bom comportamento.

Por exemplo – Se você pedir ao seu cachorro para sentar e ele o fizer, você dá a ele uma recompensa. Na cabeça do cachorro sentar quando pedido para sentar equivale a uma recompensa. Simples assim. Agora, e se você dizer ao cão para se sentar e ele não fizer isto, e ainda sim você o pune? Na mente do animal você apenas o bateu sem ter motivo. Isso servirá apenas para confundir a cabeça do cão e fazer com que ele perca a confiança em você.

O Segredo do Sucesso com os cãse é o Estímulo Positivo

Um dos erros mais comuns que donos de cachorros cometem é treinar seus cães de forma impensada e com maus hábitos. Exemplos típicos dos cães incluem latir, lamber rostos, pular. Vamos dar uma olhada nesses:

Latido

A maioria dos cães latem é fato. É QUANDO um cachorro late é o que determina se é um comportamento normal ou um mau hábito. Se seu cachorro somente late quando alguém chega à porta – tudo bem. Esse é o comportamento normal de território. Seu cachorro está lhe avisando – como parte do seu conjunto – que há perigo potencial à porta. Se seu cachorro passa a melhor parte de sua vida latindo para qualquer coisa incluindo você, então se tornou um mau hábito – mas um que é fácil curar.

O primeiro erro que a maioria das pessoas cometem é gritar “Quieto” ou ” Silêncio” a um cachorro latindo. A razão principal porque isso não irá funcionar é simples. Seu cachorro late, então você, digamos assim, ” late ” de volta. Da sua perspectiva você está gritando para seu cachorro se calar. Na perspectiva do seu cachorro, você está latindo junto e curtindo o barulho. Curioso, porém verdade.

Um método mais efetivo é esperar uma pausa no latido do cachorro e então encher seu cachorro de elogios e dar uma recompensa. Assim que o latido começar novamente, ignore seu cão, vá para longe dele – faça qualquer coisa mas NÃO preste qualquer atenção a seu cachorro. Então quando o barulho acabar, é a hora de recompensar novamente! Não vai demorar até seu cachorro entender a lógica. Lembre-se, cachorros aprendem com a lógica. E eles farão tudo para agradar os seus donos.

Lamber o rosto

Lamber o rosto é o fim da picada dos dias de filhotinho do cachorro. É uma forma do cãozinho pedir a sua mãe que regurgite comida para eles. Você verá isso com freqüência no meio selvagem. Cachorros selvagens também lamberão o rosto de um membro de maior hierarquia do grupo para expressar e aceitar sua submissão. Infelizmente, como você e sua família são os mais elevados do conjunto, vocês recebe as lambidas!

A primeira vista, lambida no rosto não é um problema mas ainda assim deve ser evitado por questões de saúde. Nunca deixe que um cachorro lamba o rosto de um bebê ou de uma criança. Isso pode expor o bebê a germes que seu sistema imunológico pode não ser capaz de suportar. Analogicamente, se seu cão está com verminose ou andou mexendo em fezes de outros cachorros ou até mesmo acariciando a si mesmo, a última coisa que você vai querer é que seu cachorro venha e lamba seu rosto. Desencoraje esse comportamento utilizando estímulo positivo.

Quando seu cão se aproximar de sua face, firmemente – mas sem gritar – diga “Não!” Se o cão não desistir empurre-o para longe de seu rosto. Quando o cachorro responder a frase “Não” pela primeira vez, é hora da recompensa. Continue com isso com consistência e o cão irá perceber que lamber o rosto é inaceitável.

Pulando – Pular em pessoas pode não parecer um mau hábito, mas se houver crianças por perto isso pode ser bem perigoso. Seu cachorro não irá saber que ir para cima de você é algo aceitável, mas pular em criança não é. Isso irá apenas confundir o cão. Tente desencorajar esse comportamento dizendo ao cachorro “Desça!” cada vez que ele pular em você. Dê a ele uma recompensa desde a primeira vez que ele entender até que você só precise utilizar as palavras.

Existem muitas formas simples de treinar seu cachorro. Essas são apenas algumas. Não há razão para tolerar maus hábitos nos seu cachorro já que eles podem ser facilmente remediados. Ah, e nunca preste atenção a frase “Você não pode ensinar novos truques para um cachorro velho”, você pode – nunca é tarde demais.