Nunca se falou tanto, como nos últimos anos, sobre a forma voraz com que alguns estrangeiros ( cientistas inclusive ), chegam ao nosso país de mansinho, e de súbito  invadem nossas florestas de olho na sua rica biodiversidade. Estão sempre à procura de espécies vegetais nativas  e de pequenos animais – muitos dos quais ainda não catalogados – com a diabólica intenção de subtrair  toda essa riqueza para negociá-la  depois, chegando ao cúmulo de patenteá-la no exterior, para maior garantia.

Tráfico de Animais e Plantas

Tráfico de Animais e Plantas

E que dizer, porém, dos brasileiros que promovem e praticam o tráfico de plantas e animais silvestres comercializados em feiras livres? Estes, ao contrário dos estrangeiros, estão roubando a nação em que nasceram, num verdadeiro golpe à traição…

Mas ladrão por ladrão, será que aqueles que roubam a própria nação merecem receber uma parcela maior de culpa? Ou será que todos são igualmente culpados, independente da procedência?

Sinceramente não sei. Sei apenas que precisamos de medidas mais eficazes para combater o tráfico de animais e plantas  que tanto entristece e envergonha o Brasil. Cumpre, portanto, que cada um de nós faça a sua parte, principalmente denunciando, denunciando sempre qualquer ameaça ao patrimônio nacional, e atuando mesmo como legítimo guardião da natureza.

Share Button