Trabalho e Satisfação Pessoal

Muitas pessoas trabalham no que odeiam porque não têm escolha e precisam de dinheiro para atender, pelo menos, suas necessidades básicas. Porém, não sabem que além de executar tarefas que não são gratificantes, também estão afetando a sua vida em vários aspectos.

Ao trabalhar sem qualquer paixão e com a obrigação de satisfazer uma necessidade econômica, o ser humano perde sonhos, ilusões e esperanças. Isto afeta não só a sua saúde física, mas também sua estabilidade emocional, traduzindo-se em estresse, indiferença, apatia, mau humor e em situações que também afetam negativamente suas relações familiares e com seus amigos. Esses sentimentos negativos acabam sendo transferidos do trabalho para casa, visto que ainda muitas pessoas não fazem a separação adequada entre o trabalho e a vida social.

Para evitar que isso possa acontecer, os pais podem orientar seus filhos a escolherem bem a carreira, profissão ou ocupação ele mais gosta ou tem prazer em desempenhá-la.

Antes de decidir sobre qualquer carreira, é essencial que o jovem a conheça bem, isto é, ele deve conhecer seu caráter, seus gostos, seus hobbies, interesses, forças, fraquezas, metas, etc. Todos estes aspectos devem ser analisados quando é tomada uma decisão tão importante como a escolha da profissão.

Ao fazer o trabalho que nós amamos, os hormônios (especificamente a dopamina e a endorfina) são utilizados pelo corpo para trazer sentimentos de conforto e alegria. Assim, a criatividade flui como que por magia e eles mesmos eles ficam impressionados com as novas ideias que vêm à mente.

Por isso, se você, jovem estudante, ainda não decidiu qual carreira escolher, pergunte-se qual é a sua verdadeira vocação e redireciona sua vida até encontrar os meios para alcançá-la dentro do seu futuro trabalho. Este novo trabalho não apenas irá te dar um estilo de vida diferente em um nível emocional, mas também irá recompensá-lo com a estabilidade financeira, visto que se a criatividade é maior, você vai encontrar os meios para produzir um melhor retorno econômico e tirar melhor proveito de fazer aquilo que gosta.

O resultado… Uma vida cheia de alegria e felicidade, porque todos os seus entes queridos estarão em consonância com suas ideias, ajudá-lo e motivá-lo há tornar cada dia ser melhor.