Todos os Filtros que Fazem Parte de Um Carro

Os filtros do carro são muito importantes para garantir que o combustível, óleo e ar cheguem ao seu destino sem problemas causados no motor. Se os filtros não forem trocados, é capaz de o motor fundir. A troca dos filtros deve ser feita de acordo com o indicado pelas montadoras, ou seja, pode variar de carro para carro, mas habitualmente é das operações de manutenção mais fáceis de fazer, com facilidade em encontrar as peças para o carro. Esse tipo de manutenção pode custar de €30 até €150, dependendo do lugar.

Fica em seguida a descrição dos diferentes tipos de filtros que estão no motor do seu carro

Filtro de ar

Todos os carros possuem o filtro de ar, isso não depende se o carro usa carburador ou injeção eletrônica. A principal função do filtro de ar é evitar a entrada de poeiras ou qualquer tipo de partícula nos cilindros, assim, esses detritos não irão se misturar com o ar e combustível.

O filtro de ar também ajuda na diminuição de ruídos causados pela entrada de ar no coletor de admissão. Existem vários modelos de filtros de ar, eles dependem do tamanho do motor. A indicação é que a troca ou limpeza do filtro de ar seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Em casos de veículos que andam muito na terra, o ideal é que essa regularidade de quilômetro mude.

Em alguns países, o filtro de ar tem posições diferentes no inverno e no verão. No frio, o filtro aspira o ar que circunda o coletor de escapamento, isso evita que o carburador congele, mas há uma pequena queda de rendimento do automóvel. Em países temperados, como o Brasil, não é necessário essa mudança de posição.

Filtro de combustível

Os filtros de combustível protegem o sistema de alimentação do motor. Sua função é eliminar as impurezas e até mesmo, excluir toda a água que possa estar presente no combustível. Filtrar combustível pode aumentar a vida útil e o desenvolvimento do motor.

Os filtros de combustível ficam posicionados entre a bomba de combustível e os injetores. Há filtros para gasolina, diesel, etc. No caso da gasolina, o filtro retém qualquer partícula que tenha mais de 8 milímetros, sendo que em casos de injeção eletrônica de combustível, o filtro deve suportar uma pressão de 6 bars e filtrar partículas de 3 a 5 milímetros.

Se o filtro estiver obstruído, isso poderá danificar a bomba. Portanto, a troca do filtro de combustível deve ser feita de acordo com as indicações do fabricante ou a cada 10 mil quilômetros rodados, assim como no caso do filtro de ar.

Filtro de óleo

O filtro de óleo fornece uma purificação contínua do óleo, já que a lubrificação das peças móveis do motor evita que haja um desgaste prematuro. O filtro de óleo que irá reter partículas, resíduos de sujeita e combustão, é essencial para um bom funcionamento do carro.

O filtro de óleo fica acoplado ao motor, por isso, se não estiver em boas condições, há grandes riscos de entupimento da linha de lubrificação do propulsor e formação de borra. O atrito entre as peças causado pela falta de lubrificação podem quebrar as mesmas.

Há novos tipos de filtros de óleo que podem ser chamados de “cartucho de filtro”, no cárter. Diferentemente do normal, este não precisa ser substituído por inteiro quando acaba sua vida útil, nessa nova versão só é necessário trocar o cartucho no cárter.

A peça deve ser substituída a cada troca de óleo, pois trocar o óleo e não trocar o filtro é a mesma coisa que tomar banho e usar a mesma roupa. O ideal é que essa troca seja feita a cada 10 mil quilômetros, da mesma maneira dos outros filtros.

Outra dica é realizar a troca de óleo e filtro apenas em oficinas de confiança ou concessionárias da mesma marca do veículo. Também pode tentar fazer você mesmo a troca, desde que o faça com muito cuidado.

Filtro de habitáculo

Também conhecido como filtro de cabine, é muito importante na manutenção da qualidade do ar no interior do automóvel. O filtro de habitáculo mantém o veículo agradável e fresco, os agentes poluentes são obstruídos por este filtro.

Com o acúmulo de partículas que ficam presos no sistema de ventilação, o filtro de habitáculo vai perdendo a eficácia, portanto, deve ser trocado.