Tipos Mais Comuns de Resistências Elétricas

As resistências elétricas são de grande importância, sobretudo para alguns aparelhos que correm o risco de se danificarem. Trata-se de aparelhos de materiais diferentes que “resistem” a curtos provocados pelos sistemas ou mesmo pela corrente elétrica. As resistências elétricas também podem servir tanto para transformar a energia em calor, quanto em luz. O material pode variar de acordo a utilidade, podendo ser de uso em casas ou industrial.  Saiba os principais tipos de resistência e qual sua utilidade.

Resistência Elétrica simples

Resistência para chuveiro

As resistências elétricas mais simples são feitas de cobre em espiral ou contínua e tem como objetivo não danificar o aparelho quando há algum curto circuito. Esse tipo de resistência é usado em chuveiros e ferro de passar e podem ser trocadas se houver problemas, em termos leigos, “queimar” a resistência elétrica.

Resistência de alumínio fundido

A resistência elétrica de alumínio fundido possui formato circular, meia lua ou em formato de dois quadrados perpendiculares, para melhor fixação nas máquinas. Ela é usada principalmente em máquinas industriais e dificilmente em aparelhos domésticos. é usada em diferentes aplicações, sobretudo na injeção de materiais plásticos e demais máquinas de fechamento a vácuo.

Resistência Para Estufa Tipo Aletada

Resistência tubular

Como o nome sugere, a resistência elétrica tubular tem o formato de tubo e tem maior resistência ao calor, com materiais que podem suportar altas temperaturas, podendo ser inclusive imersas em líquido. É comum o uso desse tipo de resistência em caldeiras, degelo e estufas e outros.

Resistência do tipo cartucho

As resistências tipo cartucho tem esse nome, pois parecem cartuchos de espingardas e geralmente são maciças. Elas se dividem em duas classes: resistências cartucho de baixa carga e resistências cartucho de alta carga, com diferentes aplicações como o aquecimento de metais, fundição, prensa e outras máquinas industriais.

Resistência do tipo coleira

Esse tipo de resistência tem esse nome devido ao formato de coleira e podem ser produzidas de latão, alumínio, aço, cerâmica e outros materiais ideais para a aplicação que a resistência é destinada. Esse tipo de resistência também é usada em máquinas industriais, principalmente em máquinas injetoras e sopradoras.

Resistência Plana MicaResistência elétrica plana

Esse tipo de resistência elétrica é produzida sob uma placa de mica, cerâmica ou metal (níquel, aço) e possui revestimento de aço inox ou outro metal rígido, para garantir uma maior proteção. Os circuitos dessa resistência possui um isolante que aumenta sua vida útil e evita curtos. É comum a resistência plana ser fundida em outro tipo de resistência que ajudará a dissipar o calor, por exemplo. Elas são usadas, principalmente na indústria, sendo fixadas no interior de máquinas termopares, que sofrem com altas temperaturas.

Resistência de infravermelho

Outro tipo de resistência elétrica usado na indústria é o do tipo infravermelho, que como o nome sugere mantém a comunicação com os demais componentes por meio de infravermelho. Sua fabricação apresenta um processo específico, em que o níquel e cromo são inseridos em placas de cerâmica e fixados por meio de aquecimento em altas temperaturas. Os componentes resistem a temperaturas entre 300ºC a 750ºC e por essa razão são usadas para aquecer outros elementos ou para suportar processos que liberam muito calor.