Tipos de Dieta

Dietas não são apenas métodos para perder peso, mas qualquer estilo de alimentação, seja ele saudável ou não. Refere-se ao termo de seleção de comida por diversas razões, sejam elas estéticas, médicas ou culturais, e também para perda e ganho de peso, além de outros motivos. Porém, em sua maioria, as pessoas seguem dietas por causa de alguma doença, com orientação de médicos ou para perda de peso.

Dietas também servem para equilibrar o organismo, como as desintoxicantes. E aí, é preciso eliminar alimentos super calóricos e até mesmo perigosos parar a saúde e substituir por outros mais nutritivos e mais leves. O ideal para qualquer pessoa que não possua nenhum tipo de alergia ou restrição alimentar devido à problemas de saúde, é manter uma alimentação equilibrada, com todos os grupos de nutrientes.

Fuja de dietas restritivas

Há muitos e muitos tipos de dietas, mas é preciso prestar atenção e evitar aquelas que restringem algum tipo de alimento. A não ser que você tenha algum problema como intolerância ao glúten ou lactose, diabetes ou outras doenças, não é recomendado cortar nenhum alimento.

Há as dietas de desintoxicação, que eliminam toxinas do organismo, melhorando a circulação, entre outras funções do corpo. Entre estas, há muitas outras que já estiveram na moda ou foram seguidas por pessoas famosas, o que faz com que aumente o número de adeptos. São bons exemplos: a dieta da papinha, ortomoleculares e do tipo sanguíneo, dieta Dunkan, dos pontos… há que tenha seguido e visto resultados, mas nem sempre é possível continuar seguindo a dieta para manutenção do peso, até porque o organismo começa a pedir pelos nutrientes que estão em falta, e estas dietas geralmente são restritivas.

Reeducação alimentar?

Hoje em dia, o que mais se fala e se comprova com resultados positivos e a longo prazo é a reeducação alimentar. É um tipo de dieta que apenas exclui alimentos muito calóricos e os substitui por outros mais leves, porém mais nutritivos.
Por exemplo: em vez de exagerar nos doces, substituir por frutas ou shake Herbalife, dar mais espaço para legumes e verduras, além de se exercitar mais vezes para maior gasto calórico.