Tintas para Parede – Dicas para Você Acertar nas Cores

Escolher cores de tintas para parede certamente é um grande projeto. Você precisa estar atento a decoração e aos gostos pessoais de cada um para determinar as melhores combinações de cor. Além disso, você vai querer escolher uma cor e acabamento que esteja de acordo com os outros quartos.

Estude alguns esquemas de cores em revistas de decoração. Escolher cores de tintas para parede não é tarefa fácil. Esse artigo vai esclarecer algumas dúvidas de como escolher as melhores cores de tinta para cada situação de acordo com seu gosto pessoal.

Tintas para parede – Dicas de como acertar nas cores:

Tintas para parede

Tintas para parede

Lembre-se que a cor normalmente fica mais intensa nas paredes do que em um cartão de amostra. Quando houver duvidas, escolha um tom ou dois mais leves.

Tenha em mente que os tons de amarelo e rosa dão um quarto uma sensação de calor. Verdes, azuis e cinzas são cores frias.

Evite o branco-neve, exceto em casas ultramodernas e ambientes minimalistas, porque vai deixar sua casa com uma aparência muito dura e estéril, deixando aquele efeito da “sala de cirurgia”. Escolha uma cor suave que se aproxime do branco como o bege, o branco barbante ou pêssego.

Deixe os arranjos de cores mais ousados para os cômodos onde você não fica muito tempo, tais como banheiros e a sala de jantar. Você pode se cansar destas cores se elas estiverem no escritório da casa, cozinha, sala de estar ou outras salas em que você geralmente fica por mais tempo.

Comece com o pouco, comprando apenas um litro de tinta, e depois pinte uma seção de parede com um pincel ou rolo. Ou teste a tinta em outro local de bom tamanho (talvez 3 metros quadrados) de compensado ou em um pedaço de papelão; deixe junto a parede da sala e preste atenção nas mudanças de luz (incluindo a luz artificial) e avalie por alguns dias.

Faça essa experiência adquirindo pequenas latas de tinta até que você esteja satisfeito. Sim, os custos da amostragem de diversas cores de tinta podem pesar um pouco a mais no bolso, mas assim você evitará o desastre de aplicar, digamos, três galões de tintas para parede da cor errada e ter que começar tudo de novo.