Tilt-Shift – Uma Nova Tendência em Fotografias

Uma ideia diferente, ousada e inovadora; meu primeiro contato com as fotografias Tilt-Shift não foi muito mais que 2 anos atrás, quando me deparei com as primeiras fotografias onde as coisas pareciam brinquedos, fiquei impressionado e curioso em saber um pouco mais sobre este tipo de fotografia.

Por um bom tempo acreditei que o efeito era proporcionado por lentes e câmeras bem especificas para este tipo de captura, e demorei algum tempo para aprender que a câmera não e exatamente o responsável pelos resultados Tilt-Shift, mas sim como você edita sua fotografia. Muito Sharpen, aplicação de Blur localizado, preparação da imagem em cores, saturação e temperatura. Estes são um dos processos envolvidos na criação de um modelo Tilt-Shift.

A ideia de falar um pouco mais sobre esta modalidade de fotografia surgiu há poucos dias, quando eu resolvi usar uma imagem estilo Tilt-Shift de Londres, como um dos exemplos em um curso de Fireworks CS5 que estou escrevendo para a Render Multimídia. Quando falei sobre o assunto o revisor me questionou sobre o que viria a ser de fato uma fotografia Tilt-Shift, e foi também neste momento que eu percebi que este tipo de fotografia não é tão popular quanto eu imaginei.

Na comunidade criativa, tilt-shift já é muito falado, mas o que ninguém imagina é que o comercial do Itaú Personalite também é um vídeo 100% em tilt-shift, muito bom e impressionante.

Dentro de algumas semanas, também vou começar a escrever um curso sobre fotografias para a Render Multimídia e pretendo dedicar algumas aulas apenas a modalidade de fotografia tilt-shift, porem, caso você queira se adiantar em algumas coisas, pode aproveitar o curso de Photoshop para Fotografias da Rende e começar a se familiarizar melhor com o assunto.

Utilizando o google, flickr e uma boa observação de imagens, você vai conseguir alcançar resultados positivos no processo de como desenvolver uma fotografia tilt-shift. Mas não se engane, o processo pode ser longo e cansativo para obter apenas 1 resultado bom, porem todo o esforço vale a pena no final.

Separei 5 fotografias Tilt-Shift para pura apreciação, comece observar e tente entender um pouco mais da logica desta modalidade de estilo fotográfico.

  • Lavorato

    Olá wellyalmeida, eu sou estudante do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande e estou desenvolvendo um projeto fotográfico baseado em Tilt Shift, gostaria de saber se você conhece algum material teórico sobre o assunto que possa indicar, desde já agradeço.
    Abçs.