The Vampire Diaries – 1 Temporada – 4º Episódio

Damon decide ficar em Mystic Falls por mais um tempo. Por isso, deixa que seu parente Zach, na casa do qual ele e Stefan estão hospedados, fique sabendo de sua presença. Disposto a auxiliar Stefan a capturar Damon, Zach revela a ele seu grande segredo: possui algumas mudas de Verbena, erva usada para evitar que as vítimas dos vampiros sejam hipnotizadas por eles, além de enfraquecer os vampiros que tem contato com ela. Stefan tenta então envenenar a bebida de Damon, mas este consegue perceber a manobra e evita-a a tempo. À noite, os dois vão juntos a Festa dos Fundadores, na casa do prefeito, onde são exibidos alguns artefatos antigos, provenientes das famílias fundadoras da cidade, e que passaram de geração em geração. Elena, por ser descendente de uma das famílias fundadoras, possui alguns objetos que são expostos para o público que visita a casa. Entre estes objetos está um relógio de bolso, que devido a insistência de seu irmão Jeremy, Elena decide não levar para a exposição.

Vicky, irmã de Matt, garota por quem Jeremy está apaixonado, é convidada a festa por Tyler, o filho do prefeito, mas acaba saindo de lá quando percebe que ele tem vergonha dela e vai se encontrar com Jeremy, com quem passa a noite. Elena, que está acompanhada por Stefan, visita a exposição, local onde também está Damon com Caroline. Assim, depois de um período em que Damon e Elena ficam sozinhos, por causa de alguns comentários que ele faz, Elena acaba questionando Stefan sobre seu passado e os dois se desentendem. Ao perceber que Caroline já havia desempenhado o seu papel, Damon decide matá-la, mas qual não é sua surpresa ao descobrir que Stefan havia envenenado a bebida dela com verbena, e ao beber o sangue dela, Damon fica enfraquecido e é levado para casa e trancado em uma sala onde existe a erva.

Jenna, tia de Elena, se reencontra com um antigo namorado, Logan, jornalista, motivo pela qual ela havia deixado a cidade. Depois de conversarem na festa, ele acaba pedindo desculpas a ela pelos erros do passado e os dois começam a se reconciliar. Entretanto, a festa reserva outras surpresas: antes de sair, Damon rouba um cristal da coleção exposta, jóia essa que ele alega para Caroline como sendo de sua propriedade. Além desses acontecimentos, uma reunião bem incomum acontece: o prefeito da cidade, sua esposa, a delegada e o jornalista Logan se reúnem no escritório do prefeito e começam a deliberar sobre os acontecimentos recentes na cidade, as mortes repentinas e misteriosas, e chegam a uma conclusão: os vampiros, dos quais só haviam ouvido falar, voltaram para a região. Dispostos a lutar contra esses monstros, eles precisam de uma coisa: o relógio que faltou da coleção da família de Elena, que na verdade é uma espécie de arma contra estas criaturas. Para encontrar o artefato, Logan se disponibiliza a conquistar a antiga namorada e ter livre acesso a casa para conseguir encontrar o que precisam.