The Vampire Diaries – 1 Temporada – 2º Episódio

… o segundo capítulo começa com os dois jovens apaixonados, que mesmo não tendo revelado seus sentimentos um ao outro, estão conectados, pensam juntos, idéias semelhantes, e que mesmo com as dificuldades e superações pelas quais passam, ainda assim são capazes de se levantarem de manhã e encontrar esperança no simples fato de que irão se ver naquele dia.

A tia de Elena, Jenna, se prepara para uma reunião com o professor de história, que a chamou para contar o fato de que Jeremy vem usando drogas e não está participando das aulas. Jeremy, logo de manhã, saiu de casa, inventando uma desculpa qualquer, e foi para o hospital, onde Vicki, a garota por quem está apaixonado e a quem fornece drogas, está internada depois do ataque que sofreu.

Elena se encontra novamente com Stefan na escola, e os dois começam a andar juntos. Entretanto, quando Elena está passeando com Matt, seu ex-namorado, Stefan, que tem a habilidade de escutar o que as pessoas dizem, consegue entreouvir a conversa dos dois, e fica sabendo que Vicki se lembrou do ataque, que ela sabe que foi um vampiro. Determinado a evitar que a noticia se espalhe, ele vai até o hospital para apagar a memória dela. Entretanto, por não se alimentar com sangue humano ele não consegue que seu efeito seja duradouro. Enquanto estava no hospital, Stefan é visto por Matt, sendo que este fica desconfiado e começa a segui-lo pelo hospital até o local onde Stefan desaparece.

Em uma conversa com suas amigas, Elena se dá por conta que está com medo de começar a namorar pois está com medo de ser magoada. Decide ir até a casa de Stefan para conversar com ele. Ao chegar lá, se encontra com Damon, irmão de Stefan, de que ele ainda não havia falado.

Para tentar evitar que Elena e Stefan fiquem juntos, Damon “por acaso” comente sobre Katherine, e dá a entender que ela era uma recente ex-namorada que havia magoado muito seu irmão. Stefan encontra os dois conversando na sala da casa, e o clima entre os três fica bastante esquisito.

Elena, ao se encontrar com Stefan a noite no evento que celebra a passagem de um famoso cometa pela cidade, acaba dizendo isso a Stefan, além de dizer que não quer ficar junto com ele. Vicki, que já havia dado alta do hospital e voltara a trabalhar, é atacada novamente por Damon, sendo que este a leva ao alto de um prédio e ameaça jogá-la de lá. Ao tentar evitar isso, Stefan provoca Damon, e este modifica a memória dela, para que comece a dizer que quem havia atacado-a era Stefan e que espalhe essa notícia pela cidade. Depois de se controlar e não beber o sangue dela para fazê-la esquecer-se dessa memória, Damon se convence a mudar a mesma. Vicki volta a esquecer e se reconcilia com Tyler, a quem estava evitando depois do ataque.

Stefan leva-a até Matt, seu irmão. Encontra junto com ele as amigas de Elena, Caroline e Bonnie. Ao receber o número de telefone de Bonnie, Stefan é tocado por ela, que de certa forma, consegue ver um pouco de seu passado, confirmando o fato de ser uma bruxa sem, entretanto, estar consciente disso.
Depois de retornar para casa e encontrar sua tia remexendo as coisas de seu irmão Jeremy, em busca dos esconderijos das drogas, Elena se arrepende do que fez com Stefan. Vai até a casa dele e os dois se reconciliam. Damon, por outro lado começa a se relacionar com Caroline, e eles acabam indo para casa dela. Enquanto os dois estão na cama, Damon se transforma e a ataca.