The Vampire Diaries – 1 Temporada – 1º Episódio

Stefan Salvatore está novamente em Mystic Falls. Ele é um vampiro que retornou a cidade porque encontrou ali uma moça, Elena, que é muito parecida com uma de suas ex-namoradas, a vampira Katherine. Para se aproximar dela, Stefan começa a freqüentar a mesma escola que Elena, sendo seu colega em três disciplinas na escola. Elena sempre está junto de sua melhor amiga, Bonnie, que se diz ser vidente e descendente de bruxas. É Bonnie quem está ajudando Elena a superar a perda dos pais.
Em um acidente no verão, o carro em Elena viajava com seus pais caiu dentro de um lago.

Elena foi a única que sobreviveu. Desde então, ela vem tentando superar a perda, além de tentar evitar que seu único irmão, Jeremy continue a usar drogas. Para cuidar dos dois adolescentes Jenna, a irmã mais nova de sua mãe passa a morar com eles. Entretanto, apesar de tudo, Elena não consegue superar o acontecimento. Rompeu com seu ex-namorado Matt, e costuma ir até o cemitério onde, em frente ao túmulo de seus pais, escreve em seu diário. Em seu primeiro dia de aula, ela vai ao cemitério para escrever e algo estranho acontece. Enquanto está diante do túmulo de seus pais, um corvo aparece, assustando-a. Junto com ele, começa a se formar uma névoa. Assustada, Elena corre para longe acaba tropeçando e se machucando ao se virar depara-se com Stefan que estava ao seu lado. Eles se apresentam formalmente e conversam um pouco, mas quando Elena percebe que está machucada, sangrando, Stefan vai embora sem lhe dar nenhuma explicação.

A noite, ele vai até a casa dela entregar o diário que ela havia esquecido no cemitério. Apesar da intenção de convidá-lo para entrar, ela não o fez, o que o impediu de acompanhá-la até dentro da casa pois, sendo um vampiro ele precisa ser convidado a entrar, senão ele não tem acesso a casa. Apesar disso, ela o convida para ir com ele até o bar no centro da cidade, se encontrar com Bonnie. Lá eles combinam de se encontrarem na festa da escola que aconteceria no dia seguinte. Jeremy também estava no bar, dando em cima da irmã de Matt, Vicki, uma viciada em drogas que recorria a ele quando precisa delas. Apesar de Jeremy gostar dela, ela não acreditava nele e estava dando em cima de outro rapaz da cidade Tyler, filho do prefeito.

Na noite da festa, Elena conta sua história a Stefan, e ele a consola pela sua perda. Depois, enquanto estão conversando, Elena vê seu irmão saindo para procurar Vicki, que havia sumido a alguns minutos. Ao entrarem na floresta se deparam com ela inconsciente, atacada por um vampiro. Stefan entretanto, sabe que não foi ele e ao retornar para a casa de seu “tio, o enfrentou, contando do ataque, dizendo que não era ele que havia realizado o mesmo, pois já fazia tempo que não se alimentava de sangue humano, só caçava animais.

Quando estava no quarto, apareceu um corvo preto voando, e logo em seguida Damon, o irmão de Stefan, outro vampiro, que estava na cidade e vinha atacando a população inocente de Mystic Falls para se alimentar. Os irmãos acabam brigando, e Damon conta a Stefan que ele sabe sobre Elena, que por ser tão parecida com Katherine, está despertando sentimentos fortes nos dois irmãos, pois ambos eram apaixonados por ela antes de serem transformados.

Damon então, se aproxima de Caroline, outra amiga de Elena, e começa a criar amizade com ela. Nesse intervalo, Vicki que estava no hospital, recobra a consciência e se recorda do que a atacou. Ela lembra que foi um vampiro que ela havia visto na floresta. Depois do ataque Stefan vai até a casa de Elena, ela o convida a entrar e os dois ficam conversando.