Tesofensina e seus Efeitos Colaterais

A tesofensina pertence é um medicamento pertencente ao grupo dos inibidores de recaptação de serotonina, noradrenalina e dopamina, os chamados neurotransmissores.

Efeitos colaterais da Tesofensina

Efeitos colaterais da Tesofensina

Este remédio para emagrecer foi estudado previamente no combate a demência. O efeito emagrecedor da Tesofensina foi descoberto acidentalmente, pois durante as pesquisa notou-se a redução do apetite e da vontade de comer fora de hora nos pacientes que não procuravam emagrecer. Este medicamente é um auxiliar no processo de emagrecimento controlando a ansiedade e a angústia que acabam por levar a pessoa a comer mais, principalmente carboidratos, e muitas vezes de modo compulsivo. É importante lembrar que o emagrecimento saudável só ocorre com a associação de alimentação balanceada com atividade física regular.

Posteriormente, um pesquisador resolveu testar os reais efeitos de redução de peso do remédio. Dois grupos de obesos, com cem voluntários cada, receberam a recomendação de uma dieta moderada aliada a uma pílula; cem receberam a tesofensina e cem, uma pílula de placebo (substância sem valor farmacológico, tipo pílula de farinha).

Após seis meses, os pacientes que tomaram o medicamento perderam entre 6,7 quilos a 12,8 quilos, de acordo com a dose administrada.

Os efeitos colaterais foram mais intensos no grupo que tomou a maior dose de tesofensina. Esses efeitos já são conhecidos entre os usuários de remédios para emagrecer mais usados como a sibutramina e o femproporex, trata-se de boca seca, náusea, insônia, diarreia, irritabilidade, sudorese aumentada, discreto tremor das extremidades e diminuição de libido. O mais preocupante foi o aumento da pressão arterial observado nos pacientes submetidos às doses maiores.

As pesquisas ainda estão sendo feitas de forma exaustiva e por isso a tesofensina é apenas uma promessa para o futuro, pois ainda serão feitas pesquisas mais amplas sobre seus efeitos desejados e principalmente os indesejados. Cabe o alerta, este medicamente ainda não está no mercado, não acredite em quem já está vendendo a Tesofensina.