Terremoto no Japão pode ser Somente a Ponta do Iceberg

Como os males não vêm sozinhos, após o terremoto em 11 de março de 2011 no Japão, houve um aumento acentuado na atividade vulcânica em toda a área próxima. Então, o vulcão Karangetang, um dos mais ativos da Indonésia, explodiu poucas horas depois do terremoto de 8,9 graus na escala Richter que sacudiu o Japão. nuvens de gás e lavas começaram a descer as encostas, forçando a evacuação dos habitantes da área circundante.

Círculo de Fogo do Pacífico

Círculo de Fogo do Pacífico

A agência de meteorologia japonesa disse que o vulcão Shinmoedake, localizado na ilha de Kyushu, sudoeste do Japão, que tinha sido ativado em 26 de janeiro de 2011, voltou a ficar ativo. No domingo, dia 13, ele expeliu cinzas e pedras que chegaram a 4000 metros de altura. Este vulcão de baixa altitude (1420 metros) estava inativo por 52 anos. Embora o vulcão esteja localizado a cerca de mil quilômetros da zona do terremoto, pertence à região vulcânica que compreende 20 vulcões na região das Montanhas Kirishima.

O “Círculo de Fogo”, que é uma área ao redor do Oceano Pacífico onde há grande atividade sísmica e vulcânica. A Indonésia e o Japão estão dentro do Círculo de Fogo, onde também estão localizadas as cidades de Christchurch, também afetada por terremotos, Tóquio, Taipei, San Francisco, Los Angeles, Santiago do Chile e em Porto Príncipe.

Cerca de 75% dos vulcões ativos do mundo estão inseridos ao redor do Círculo de Fogo do Pacífico, que possui 30.000 km de diâmetro. Além do problema do terremoto e do tsunami que atingiu o Japão, as preocupações são acrescidas de um alerta nuclear, dada a situação precária das usinas nucleares e a possível erupção de vulcões da cadeia, sendo que cerca de 20 estão localizados no mesmo território.

  • STÉFANI SANTANA

    a situação do Japão é triste ,grande quantidade de pessoas mortas, pessoas desaparecidas e, para piorar, a situação das usinas e agora ele vai acabar caindo em relação as grandes potenciais!!!!!!
    Por isso volto a dizer :
    QUE TRISTE A SITUAÇÃO DO JAPÃO !!!!