Termogênicos: Definição e Funcionamento

Oxyelite ProA promessa do emagrecimento fácil seduz qualquer pessoa que, em algum momento da vida, piorou sua autoestima ou a sua autoconfiança por estar um pouco ou muito acima do peso. Produtos novos e com fórmulas obscuras aparecem no mercado anunciando aos gritos o emagrecimento com menos esforço e dedicação. E nos dias de hoje essa promessa é sinônimo de um produto em especial: o termogênico, que tem como principal e mais famoso representante o Oxyelite.

O sucesso dos termogênicos é grande graças ao fato da explicação científica dos seus efeitos ser simples e inteligível a qualquer pessoa, e não aos seus resultados práticos. Não estamos dizendo que o termogênico não funciona: estamos apenas afirmando que ele não é nada sem o treino duro e a disciplina constante.

Os termogênicos Funcionam?

A denominação termogênico é dada ao produto que ajuda na queima de calorias e aumenta a temperatura corporal. Esse aumento da temperatura corporal é acompanhado do aumento dos batimentos cardíacos, gerando mais energia e muita disposição para a realização das atividades físicas. Há uma circulação mais rápida do sangue no organismo e uma consequente dilatação dos vasos sanguíneos, simulando a resposta do nosso corpo a qualquer situação que ofereça risco à nossa integridade física.

Amplie suas chances de perder peso!

termogenicos-ajudam-a-emagrecerTodo esse trabalho extra colabora na perda de calorias e ajuda no emagrecimento, principalmente quando a rotina de exercícios físicos já existe e o suplemento é utilizado apenas como um empurrão ao desempenho. Se utilizados com responsabilidade e acompanhados de treino e dieta saudável, os termogênicos serão parte de um quadro de emagrecimento e consequente aumento de saúde, a médio ou longo prazo. Os estimulantes mais conhecidos e utilizados na fórmula dos principais termogênicos (cafeína e efedrina) não estão presentes em quantidade suficiente para causar danos ou dependência (na dosagem recomendada), e no máximo o indivíduo perderá disposição ao deixar de utilizá-lo.

Principais riscos do uso dos Termogênicos

O que o termogênico pode fazer por mim?

Um dos principais problemas na utilização dos termogênicos se apresenta às pessoas que não combinam o seu uso a uma rotina séria de exercícios. Essas pessoas acabam não perdendo peso ou não emagrecendo como gostariam, e por esse motivo aumentam a dose deliberadamente.

Aumento de Uso

Esse aumento na ingestão do produto pode deixar esse indivíduo sujeito a problemas como taquicardia, acidente vascular cerebral (AVC), pressão alta, insônia, ansiedade, insuficiência cardíaca, problemas no funcionamento dos rins e fígado entre outros problemas. E para piorar o quadro de consumo do produto, em países sem fiscalização adequada como o Brasil, quase ninguém procura orientação correta na hora do uso de suplementos.

Indicações de “colegas” não especialistas

Seguem a “dica” do amigo ou colega que fez o uso do produto e que obteve (segundo ele) algum resultado, copiando a dosagem sugerida por ele e esperando assim os mesmos resultados. Essa pessoa que indica o termogênico à outra geralmente não possui conhecimento suficiente sobre o que está ingerindo, gerando uma utilização inadequada (sobre a dosagem) e gerando uma expectativa que levará a outra pessoa à decepção em algumas semanas.

A maioria dos especialistas, entre nutricionistas e médicos, não recomendariam o termogênico como pilar e esperança em um planejamento na perda de peso. Mas eles podem sim ser utilizados, em doses moderadas e de acordo com o seu tipo físico e o seu organismo em particular. A melhor forma de criar uma rotina completa para perda de peso e melhoria da saúde é consultando um profissional habilitado para conseguir um planejamento adequado, gerando perda de peso sem sacrifícios e sem decepções, utilizando os compostos termogênicos (como o Oxyelite) ou termogênicos naturais (como o guaraná e o gengibre) se necessário.  Essas rotinas específicas para cada organismo possuem a base estabelecida na alimentação cotidiana (dieta), e apenas utiliza suplementos para uma ajudinha eventual, muitas vezes necessária mas não indispensável!