TI na Educação

Atualmente, vive-se numa era onde a cada dia, as mudanças tecnológicas têm surgido com inúmeras especializações e infinitas informações. Essas mudanças mundiais influenciam também na educação. Aos poucos, a informática esta na vida das pessoas e o computador, como afirma HAYDT (2001:268) “… já faz parte de nossa vida cotidiana…” E pode ser utilizado para inúmeras finalidades, principalmente, no contexto escolar.

Por  perceber que  existem justificativas para a introdução do computador no espaço educacional e utilização dessa tecnologia entre os professores. O uso da informática nas escolas tem sido muito discutida por estudiosos da área, e que em nosso País sessenta por cento das escolas não possuem essa ferramenta tão importante nos dias atuaís, e  quarenta por cento que possuem computador não estão conectadas a Internet.

Quando se tem um acompanhamento mais individualizado, é possível acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo do processo educativo; independentemente de seu nível inlectual. É importante buscar resultados mais satisfatórios do que os que comumente têm-se encontrado nas atividades comuns e rotineiras das salas de aula.
Acredito que a escola precisa garantir uma nova transformação do ensino dos dias atuais, para que se possa garantir uma pré-seleção dos programas e materiais necessários para a construção do saber. É possível a criança construir seu saber de forma interativa junto aos computadores e para que isso ocorra, é necessária a construção de programas que sejam interdisciplinares.  Comentários que está faltando maiores investimentos no sistema de ensino para que a criança possa ser estimulada a produzir textos utilizando o computador.
Em nosso curso Universitário são introduzidas a cada semestre disciplinas que enfatizam o uso da informática, lógico o objetivo; e deve ser visto como um recurso adicional, pois, segundo OLIVEIRA (1997:127) “…este recurso pode ser um instrumento complementar ao trabalho do professor em sala de aula.” Porém, muitos educadores desconhecem as inúmeras formas de se utilizar o computador nas suas aulas, como afirma OLIVEIRA (1997): …falta de definição do que é informática educativa faz com que haja uma compreensão equivocada… (p.144).

A meta é que a informática educativa seja compreendida, logicamente não de um dia para o outro, mas vou tentar expor, a importância da capacitação de professores para atender a inserção da mesma na educação. Os cursos colocam muitos dados referentes à falta de informação adequada, e da visão errônea do papel da informática educativa.

Portanto o professor precisa estar aberto às mudanças para que as atividades sejam aproveitadas em todas as disciplinas da grade curricular. Pensa-se que a “Informática na Educação” é um excelente tema, pois, proporciona uma discussão de como a mesma tem sido vista no campo educacional e quais são os fundamentos necessários para uma boa utilização do computador em sala de aula favorecendo assim, a construção do saber de forma interativa e de acordo com os padrões de mudanças tecnológicos exigidos e vividos pela atual sociedade.

Mostrar como o computador pode ser utilizado como recurso de aprendizagem no desenvolvimento de atividades na sala de aula, lembrando que o mesmo não substitui a presença do educador.
…o uso de computadores no processo pedagógico já é realidade e uma conquista da escola… Segundo LOPES (2002:134) “A informática deve ser utilizada como um recurso a mais e integrada a outros.” Não pretendo aqui, defender que o computador deve ser o único recurso a ser utilizado pelo professor, porém, busca-se enfatizar a importância do educador estar utilizando-o de forma ativa e eficaz.

Acredito que é muito importante que a criança domine o aprendizado da computação, pois, em breve, a informática dominará todos os segmentos do mercado mundial, e logo, a escola também será influenciada pela evolução tecnológica. Portanto, os Projetos Políticos Pedagógicos deverão ser reformulados com base na tecnologia mundial, como afirma BRASIL (1998):
É importante frisar que o uso do computador na escola só é eficaz quando norteado por (…) projeto pedagógico…(p. 80)
Concluo que é de extrema importancia que os educadores devam estar se preparando e preparando seus alunos para que possam conhecer e enfrentar as novas exigências dessa tecnologia que tanto avança no mundo em geral. A Internet, “rede das redes”, permite contatos interpessoais e acesso a informações em tempo real, quase sem limitações de tempo e espaço. Esse recurso tecnológico pode ser aplicado tanto no ensino presencial quanto à distância, modificando principalmente, os papéis do professor e do aluno, o foco do aprender no lugar do ensinar e a distinção entre informação e conhecimento com isso surgira uma nova pedagogia e de um novo momento na educação mundial.