Tarefas de um Gestor

LEVANTAMENTO: “Como usar objetos de aprendizagem”, a partir da exploração do ambiente virtual de aprendizagem. A oficina será desenvolvida para um grupo de  professores com carga horária de 8 horas, nos turnos matutino e vespertino. A escola tem prioridade com professores que tenham experiência  com laboratório de informática. A oficina poderá ser realizada no laboratório da escola, tendo como monitores os professores com experiência em informática ou o próprio licenciado em informática.A proposta é que aconteçam várias oficinas para atingir todos os professores que estejam interessados pelo referido assunto.

Oportunizar aos professores a exploração do ambiente virtual de aprendizagem, para análise de objetos de aprendizagem e dos guias do professor, com a intenção qualificá-los para melhor uso em sala de aula. Descrição das Atividades – Pesquisa sobre o uso de conteúdos digitais disponíveis na Internet e discussão em sala a respeito. Objetivo: Refletir sobre o uso de conteúdos digitais disponíveis na internet, levando em conta a realidade das escolas e as escolhas pedagógicas através da troca de experiência entre os professores que já possuem algum conhecimento e o licenciado em informática.Tempo: 2 horas Material: Computador; Internet, papel A/4 para impressão de textos. Espaço/Material: Sala do laboratório de informática; sala para estudos.

Estratégia de ação:

1º momento: Num primeiro momento, será solicitado a um professore ou professores que se manifestem voluntariamente para falarem a respeito de uma experiência interessante, utilizando a informática na sala de aula. Tempo: 10 minutos

2º momento: Os professores farão duplas para navegar pela Internet para pesquisar a respeito de conteúdos digitais disponíveis na Internet. O grupo seleciona alguns conteúdos. Tempo: 30 minutos

3º momento: As duplas farão a apreciação dos conteúdos selecionados, listando possibilidades de uso em sala de aula. Tempo: 10 minutos

4º momento: O grupo elenca estratégias que podem ser utilizadas na exploração de diferentes conteúdos digitais. Tempo: 10 minutos

5º momento: Cada dupla organiza, em power point, as conclusões a que chegou e expõe para toda a turma. Tempo: 50 minutos Avaliação A avaliação da atividade desenvolvida, enfocando o trabalho do próprio grupo e o que aprendeu com os outros grupos. Tempo: 10 minutos