Tablets e Smartphones Podem Trazer Prejuízo as Crianças se Usados Sem Moderação

Não é incomum ver crianças brincando e usando muito os tablets e smartphones, muitas vezes crianças de 3 ou 4 anos já tem os aparelhos e já ficam horas do dia passando de um jogo para o outro até o aparelho descarregar. Se você é pai e seus filhos já brincam com tablets e smartphones é melhor ficar atento. Nós vamos te mostrar aqui o quando o uso sem moderação desses aparelhos podem prejudicar a criança.

Mas não pense que vamos falar aqui sobre o prejuízo da criança não brincar com outras crianças, sobre o problema que esses produtos podem causar na vista delas ou sobre a criança ficar brincando e não estudar, ler ou fazer qualquer outra coisa mais saudável. O que vamos falar aqui é do prejuízo que os tablets e smartphones podem trazer para a coluna, desenvolvendo dor cervical. Você já tinha parado para pensar nisso?

Por causa desses aparelhos eletrônicos muitos pais estão procurando médicos para os filhos e precisando tratar a dor cervical. Isso pode acontecer com crianças de qualquer idade, basta ficar muito tempo no tablet ou celular sem prestar atenção na postura. O grande problema desses aparelhos é que eles não têm um suporte, não são como a TV que fica em um móvel ou na parede e a criança fica sentada ou deitada no sofá para assistir.

Com esses aparelhos a criança acaba desenvolvendo uma postura errada que pode prejudicar não só agora quando são crianças, mas pode trazer inúmeros risco para a saúde quando adultos. Você já parou para observar a posição do seu filho quando está usando um aparelho eletrônico como celular ou tablet? Provavelmente ele fica curvado olhando muito tempo para baixo. Se o aparelho é grande eles colocam no colo e mexem nele ficando o tempo todo curvado.

No geral essa é a posição que seu filho fica quando está brincando e isso pode ser muito prejudicial para ele, não ter uma postura correta e ainda ficar por muito tempo com a coluna torta ou na postura errada pode causar dores. Esse parece ser um problema que só adultos têm, mas atualmente muitas crianças têm aparecido com o problema de dor cervical.

A dor cervical

dor cervical marcus yu bin pai

Também conhecida como dor na coluna ou cervicalgia, essa é uma dor que incomoda muito e pode atingir qualquer pessoa, até mesmo as crianças. Ela pode ter inúmeras causas e uma delas é a postura errada quando está mexendo no computador, smartphone ou tablet. A coluna cervical é muito flexível, por causa disso nos temos uma boa mobilidade nos movimentos, mexemos a cabeça para todos os lados, giramos o corpo, inclinamos, flexionamos…

É por causa de toda essa flexibilidade que conseguimos ficar em várias posições, o problema é quando você fica em uma posição errada e prejudicial para a coluna cervical. Por causa de um detalhe a dor na coluna pode surgir e com o tempo, se você não prestar atenção outros problemas relacionados a cervical também surgem como hérnia de disco, bico de papagaio, artrose e outros.

Por esse e outros motivos que você precisa prestar muita atenção na forma que o seu filho fica para usar os eletrônicos que ele possui e principalmente o tempo que ele fica. Até mesmo a falta de exercício físico pode acarretar o problema, se seu filho é uma criança que só fica em casa, não faz exercícios físico, não brinca de correr, não pratica esporte e ainda fica por muito tempo no celular a chance dele ter dor cervical é muito grande.

Como pais, vocês precisam ficar atentos e vigiar o tempo que eles ficam brincando, os tablets e smartphones podem trazer prejuízo as crianças se usados sem moderação. Se houver moderação eles só trarão benefícios, pois não estamos aqui para falar que esses aparelhos não são legais e que seu filho não devia ter. Pelo contrário, é importante que a criança brinque, que tenha algo para despertar a criatividade, algo que gera conhecimento e que dê um raciocínio rápido.

Brincar em tablets e smartphones tem vantagens, mas precisa ser com moderação, a criança não pode passar horas fazendo a mesma coisa e não pode ficar em uma posição que prejudique a coluna. Fique atento nesse detalhe, você pode evitar um grande transtorno se mostrar ao seu filho que é necessário moderação em tudo.

Como ter uma boa posição?

cervicalgia smartphone

A coluna precisa estar a todo momento reta, é claro que você faz movimentos e ela gira para todos os lado como já comentamos. Mas se você vai ficar no computador, por exemplo, precisa estar sentado com a coluna reta, encostado no encosto da cadeira e com os pés no chão. Com a criança é a mesma coisa, se ela está mexendo do celular é necessário que fique com a coluna reta.

Além disso, é importante observar se a cabeça não está baixa demais, nossa dica é mostrar para seu filho que o celular ou tablet precisa ficar na direção dos olhos. Coloque ele sentado na cadeira, uma cadeira boa para ele, com os cotovelos na mesa e com o celular ou tablet na direção dos olhos. Se o tablet é muito grande e pesado para ele segurar a dica é usar um suporte.

Essa é a posição mais ideal para o seu filho ficar, isso vai evitar que ele fique de cabeça baixa e tenha dor no pescoço e também vai deixar ele com a coluna reta evitando dor na coluna. É claro que existem outras posições. Ele pode ficar deitado de barriga para baixo, mas mesmo assim a coluna não vai ficar em uma posição boa, seu filho vai cansar e logo vai trocar para uma posição pior.

O problema é que muitas vezes não observamos, mas uma posição que parece ser confortável pode ser muito prejudicial para a coluna. Você já deve ter observado que ficar com o bumbum na ponta da cadeira e com a coluna curvada é mais confortável que ficar com o bumbum encostado no fundo da cadeira e com a coluna reta. Só que o que parece confortável agora vai demonstrar terrivelmente prejudicial ao longo do tempo.

A dor na coluna do seu filho não vai aparecer nas primeiras vezes que ele ficou mexendo no aparelho eletrônico, isso vai aparecer com o tempo, e depois que a dor instala é muito complicado, principalmente para uma criança.

É por isso que queremos bater na tecla, observe a posição que seu filho está quando usa o tablet ou smartphone, observe o tempo que ele fica nesses aparelhos. Ficar usando o aparelho sem interrupção por mais de 30 minutos já não é bom e você precisa cortar para que não apareça problemas.

Além disso, leve seu filho para passear, jogar bola, praticar uma atividade física como natação, balé, futebol, artes marciais ou qualquer outra coisa que ele demonstre interesse. Fazer uma atividade física e se mexer é importante e vai ajudar a evitar problemas como dor na cervical.

Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar, pois podemos ajudar, compartilhe o artigo também com seus amigos que tem filhos, esse assunto é importante e todos precisam saber para evitar que os filhos tenham problema e dores na coluna.