Super antena Wi-Fi usando canais de TV

Antena Wi-fi

Antena Wi-fi

Conexão WiFI não é uma das melhores. Quem tem em casa sabe que o sinal fica meio restrito a todos os cantos da sala. Então imagine uma nova tecnologia, que leva esse sinal a kms de distância? Isso é possível! Ao utilizar os canais de TV para enviar o sinal.

Esse projeto está sendo desenvolvido na Universidade Rice. O projeto tenta acabar com problemas dos sinais que não ultrapassam obstáculos físicos, como paredes e árvores.

Ansioso para testar o projeto, o estudante Ryan Guerra, instalou uma antena em sua casa, onde fica milhas de distância da torre de transmissão do provedor. Segundo Ryan, o Super Wi-Fi “Tem sido bastante estável, mesmo com árvores e com o mau tempo, mostrou ter conexão ou problema de interferência, mesmo estando longe do transmissor”.

Na foto ao lado está a maioria dos componentes necessários para criar um Super Wifi – um filtro de banda UHF, um tradutor de freqüência, uma placa-mãe de PC e do cartão Wi-Fi, e uma fonte de alimentação. O componente principal é o tradutor de frequência. É aquele que faz a redução de marchas do sinal.

Só pra lembrar, o Super Wi-Fi ainda não é o melhor meio, pois nele contém alguns pontos fracos, tais como: Uma largura de banda  menor e o congestionamento da rede.