Sul e Sudeste: As Maiores Cervejas Especiais Nacionais Estão Nestas Regiões

Cervejas artesanais

Mercado de Cervejas Especiais para Sul e Sudeste

O cenário promissor que faz indicadores de crescimento saltarem de forma abrupta, ao ponto de começar a se pensar o relacionamento das cervejarias de produção em série serem levemente impactadas pelas microcervejarias. Dessa forma, nota-se um comportamento do consumidor e da produção destas bebidas que tem tomado conta do cenário consumidor.

As cervejas especiais nacionais estão fortemente concentrados em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná. Goiás aparece como um intruso do centro-oeste nesta listagem que indica muitas verdades no que tange mercado consumidor local.

Nordeste ainda engatinha neste segmento

Se por um lado temos boa parte do país engajado no desenvolvimento de uma nova realidade das cervejas artesanais, temos também um pólo gigantesco que foge à regra. O nordeste ainda se encontra alheio a todo esse movimento de crescimento vertiginoso que faz imaginar um cenário top em muito poucos anos.
A região norte também ainda não apresenta números que corroborem com uma relevância desta parte do território no que circunda o ambiente de consumo e produção de cervejas especiais. Alguns fatores como clima devem ser influenciadores. Já que nesta rápida visualização temos regiões com um clima mais ameno como produtores e consumidores destas cervejas.

Mercado paulista é recheado de microcervejarias e até eventos ocorrem

No último ano, em Campinas, ocorreu o primeiro festival dedicado às cervejas especiais. O Beercards Festival foi realizado em novembro com enorme sucesso. Diversas cervejarias locais estiveram presentes, o que mostra uma presença firme no mercado.