Solidworks – Principal Software para Modelação de Peças

Solidworks - Software para modelação de peças

Solidworks – Software para modelação de peças

Antes que peças de componentes industriais, (brocas, peças de engrenagem, parafusos) tampas, e compartimentos de todos os tipos de embalagem sejam produzidos industrialmente, os moldes do projeto precisam ser desenhados em um software específico para que não exista erro no resultado final do produto. Afinal, o produto ter medidas geométricas milimetricamente precisas. A ferramenta solidworks é útil para que os objetos sejam desenhados em formato 3D na tela do computador antes que eles entrem na linha de produção.

Solidworks substitui o AutoCad

Anterior ao solidworks, o AutoCad era o software que exercia essa função. Na época, e até hoje embora cada vez menos, ele era frequentemente requisitado por engenheiros mecânicos, engenheiros civis, arquitetos, projetistas, todos que trabalham com a modelação de peças. Mas qual a principal vantagem desse novo componente em relação ao antigo? A contínua evolução tecnológica deu luz a alguns pontos que tornaram o manuseio do produto mais fácil, e o número de função maiores em relação aos anteriores.

É possível com o solidworks efetuar a verificação do material que vai ser construído ( peça metálica, ou plástico) tanto na parte de dentro quanto de fora. A visualização minuciosa permite identificar e corrigir possíveis falhas no encaixe de componentes, a delineação de espessura, ou tamanho da peça; no início, antes de começar a ser produzido. Redesenhar o projeto no computador é muito mais fácil que começar tudo de novo.

Conheça outros modelos do solidworks

O Solidworks Simulation, e o Solidworks Sustainability são outros modelos do mesmo software. O primeiro é útil para testar a resistência dos materiais, enquanto o segundo caracteriza-se por ser sustentável, pois faz a avaliação das possíveis consequências ambientais de um projeto.