Softwares de Planejamento Melhoram Fluxo de Produção

Empresas que buscam melhorar o seu funcionamento interno deixando-o mais prático e preciso recorre a softwares de planejamento com esta finalidade. O sistema APS (Advanced Planning Systems), é um software especializado em fazer um planejamento sofisticado. Ele pode ser integrado com sistemas de manufatura como o ERP ou soluções de gestão do supply chain. O chamado ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema que integra todos os dados e processos de uma organização em um único local, único sistema.

O sistema APS procura otimizar o resultado da empresa, ele faz isso fazendo um sequenciamento da produção, e leva em consideração além de dados financeiros e materiais, tudo que envolve a manufatura de uma industria como disponibilidade de equipamentos, recursos humanos, ferramentas, movimentação, entre outros. Ou seja, o APS ajuda no planejamento da empresa fazendo com que a empresa se desenvolva de forma eficaz.

Entre as funções do APS estão: planejar a demanda, usado para definir o que espera que seja vendido em determinado período; planejar a produção, determinando o que produzir, qual quantidade e quando; planejar as necessidades de materiais, determinando o que comprar, quando e em qual quantidade; programar a produção, indicando a sequência de produção; controle do chão de fábrica, status de produção e controle da quantidade produzida.

Locais em que um sistema APS pode ser usado

Algumas características podem mostrar se a instalação de um sistema APS é útil, como: se for ambiente com grande número de ordens de produção, com tempo de entrega curto, e mudanças constantes de produção para atender necessidades de clientes; se a empresa tiver uma manufatura continua, onde a ordem de produção é primordial para a produtividade. É importante em empresas que se deparam com situações especiais como produtos que precisam ser agrupados para produção em conjunto.

Uma industria onde o capital é de grande volume, e máquinas sem uso ou falta de produção pode custar alto. Ou ainda uma empresa em que poucos recursos controlam todo o fluxo da fábrica, e todos dependem dele. Se a empresa possui uma ou mais dessas características o sistema APS se encaixa perfeitamente e ainda pode trazer soluções melhorando a produção.