Slots – Anatomia da Placa-mãe

Hoje, começamos a mostrar a anatomia da placa-mãe ATX começando pelos slots e, veremos a sequência de assuntos nessa ordem: Slots, Barramentos, Chipset, Jumpers, Frequência ou clock, Interfaces presentes na placa-mãe, Bateria do CMOS e BIOS.

Tipos de slots soldados na placa-mãe

Na placa-mãe, vem soldado nela muitos componentes e conectores para encaixar outros periféricos e dentre esses, está o slot,  portanto, ele também é um encaixe que vem soldado na placa-mãe. Nele, podemos encaixar várias placas, como, por exemplo, placa de vídeo, placa de rede, modem, etc. Existe vários tipos de slot comercializados no mercado de computadores. Vejamos os exemplos abaixo:

ISA (Industry Standard Achitecture)

Geralmente, esses são utilizados por periféricos lentos, como, por exemplo, placa fax-modem (16 bits, baixa velocidade) e placa de som. Essas são conexões maiores e geralmente, encontradas em modelos de placas mais antigas.

PCI (Periipheral Component Interconnect)

Alguns periféricos que demandam uma boa velocidade, necessitam de slots como este. É o caso da interface de vídeo (32 bits). É um tipo menor de conexão.

AGP (Accelerated Graphics Port)

Usado por interface de vídeo 3D. Com certeza, este é um dos barramentos mais rápido do computador. Este tipo de slot (32 bits, alta velocidade) é encontrado na maioria das placas-mãe.

PCI Express

Antes, veio os barramentos PCI e AGP. Depois, veio o PCI Express para substituí-los. Em termos de software, ele é compatível o barramento PCI. Nesse, é correto afirmar que, os sistemas operacionais e drives antigos não necessitam de modificações para suportar o barramento PCI Express.

Atenção: Do ponto de vista técnico, o PCI Express não é um barramento, já que, seu funcionamento se dar como uma conexão ponto-a-ponto, ou seja, ele conecta somente dois dispositivos e não compartilhando sua conexão com nenhum outro.

Observação: O slot PCI Express, na placa-mãe, é conectado ao chipset usando uma pista dedicada, que, por sua vez, não permite o compartilhamento dessa pista (caminho de dados). Bem diferente, por exemplo, de uma placa de vídeo on-board, que compartilha o mesmo barramento com a memória e o processador, deixando o desempenho do computador prejudicado.

Para se ter uma ideia, em termos de velocidade, um slot PCI-Express x32 pode chegar a uma taxa de transferência de 8.000 MB/s e, isso, são pelo menos quatro vezes mais velocidade do que pode oferecer o barramento APG 8x.

CNR (Communications and Network Riser)

Nesse slot, é possível a instalação de um modem, de uma placa de som ou de uma placa de rede. Ainda pode está  utilizando HSP (Hosting Signal Processing). Nesta tecnologia, o periférico é controlado pelo processador da máquina. Nesse caso, como não haverá necessidade de circuitos mais complexos, então, é possível criar dispositivos de custo mais baixo. Veja mais em Mundo com Informática.