Site Mobile: Vantagens para Sua Empresa

Acesso a internet - Site Mobile

Acesso a internet - Site Mobile

Cada vez com maior frequência observamos passageiros em aeroportos utilizando celulares e tablets. Antigamente era comum observarmos pessoas lendo livros ou ouvindo músicas em dispositivos específicos. Isso não quer dizer que os comportamentos mudaram, mas sim os meios utilizados para executarem ações comuns mudaram.

A versatilidade desses dispositivos permite aos usuários continuarem conectados à internet procurando por conteúdo desejado, visitando seus sites preferidos, acessando e-mails e se relacionando nas mídias sociais como Facebook e Twitter.

 Um detalhe interessante é que quando utilizamos estes dispositivos, chamados “mobile”, ao reconhecer esse tipo de acesso, uma versão especifica acaba sendo disponibilizada ao usuário. Chamamos esta versão simplificada de site mobile. Ela resume as informações do site principal de forma a facilitar a usabilidade pelo usuário. Leva-se em consideração que quando o acesso é feito via versão do site mobile, o usuário possui menos tempo para encontrar o que esta procurando, possui uma tela de visualização muito menor e ainda possui recursos limitados para selecionar as ações que desejar tomar.

Diferenças de acesso no site mobile

Pensando em todos esses aspectos, muitas empresas desenvolvem uma versão de seu site mobile para facilitar o acesso de seu público e mantê-lo conectado aonde quer que ele esteja. No site mobile, as informações aparecem dimensionadas para serem visualizadas de forma organizada e acessível em telas de menor tamanho. Evita-se que o usuário tenha que aplicar recursos de “zoom in” e “zoom out” o que dificulta a navegação. Outro aspecto interessante é a velocidade de carregamento de um site mobile. Como os recursos disponíveis em celulares e tablets ainda são menores que em computadores e notebooks, a velocidade de carregamento é muito importante, pois pode determinar o acesso ou não de um usuário ao seu site.

Um fator determinante para sua empresa desenvolver um site mobile, seria que quando um usuário procura por determinados produtos ou serviços em um mecanismo de busca via dispositivo mobile, o buscador reconhece o dispositivo que esta executando a busca e favorece as empresas que possuem um site mobile, trazendo seus resultados na frente de outros concorrentes que não possuem a mesma forma de acesso. Essa pode ser uma vantagem competitiva para se destacar no marketing de busca a frente de seus concorrentes e conseguir que novos potenciais clientes encontrem sua empresa.