Síndrome Da Pressa – Sintomas e Tratamento

Síndrome Da Pressa

Síndrome Da Pressa

Sabemos que devido às exigências que a sociedade moderna impõe a todos nós, geralmente somos forçados a realizar várias tarefas simultaneamente, a cumprir horários e a sempre produzir mais em menos tempo. É por isso que vivemos numa inesperada correria, sempre com pressa de tudo, como se um período de 24 horas fosse insuficiente para realizarmos tantos afazeres. E não é à toa que a pressa e a impaciência são consideradas as características mais marcantes dessa nossa sociedade moderna.

Porém, segundo especialistas, a rapidez em excesso aliada ao aumento da ansiedade pode causar o que chamamos de “Síndrome da Pressa”. A Síndrome da Pressa, embora não seja considerada uma doença, pode ser definida como uma alteração comportamental que gera um desequilíbrio emocional, comprometendo assim a saúde e os relacionamentos de um individuo. E o resultado é que tal individuo poderá desenvolver futuramente os sintomas relacionados a doenças como insônia e depressão, e pode até sofrer de derrames e infarto. E segundo fontes, a Síndrome da Pressa atinge mais de 30% dos brasileiros.

Sintomas

A pessoa que é acometida pela Síndrome Da Pressa apresenta os seguintes sintomas:

1- Agitação no modo de andar, pois ela está sempre apressada, como se as horas de seu dia não fossem suficientes para a realização de suas obrigações.

2- Agitação incomum no modo de falar. Falar apressadamente e interromper com freqüência a fala de terceiros são sinais claros de quem sofre dessa síndrome.

3- Demonstrar muita impaciência ao esperar, e jamais admitir atrasos.

4- Considerar os momentos de prazer e descanso como desnecessários.

5- Passar a valorizar a quantidade em detrimento da qualidade.

6- Ser hostil e agressivo com as pessoas que não conseguem seguir o seu ritmo.

7- Querer desempenhar várias atividades ao mesmo tempo.

8- Ter sempre o sono agitado e muita dificuldade para se concentrar.

Dicas de como evitar e combater a síndrome da pressa

Segundo os especialistas, existem algumas dicas que podem ajudar alguém a combater a Síndrome da Pressa, e dentre essas podemos destacar:

1- É importante a pessoa dedicar mais tempo à sua família, interagindo com ela, pois é na família que conseguimos força contra as intempéries da vida.

2- Realizar uma atividade qualquer que não tenha relação com o seu trabalho.

3- A pessoa precisa aprender que tem limites e que é importante ela realizar uma atividade de cada vez.

4- Outra dica importante para a pessoa não prejudicar a sua qualidade de vida é encontrar tempo para observar a natureza, caminhar ouvindo uma música suave ou meditar. E quando for viajar, tentar desfrutar de cada momento.

5- Alimentar-se de maneira saudável, saboreando devagar a comida, e dormir no mínimo 8 horas, também constitui um santo remédio para aqueles que são acometidos pela Síndrome da Pressa, segundo os especialistas.

Portanto, seguindo essas dicas alistadas acima e, o que é mais importante, buscando a ajuda especializada para eliminar esse transtorno, a pessoa poderá continuar levando uma vida normal, aproveitando o que ela tem de melhor.