Significado do Natal

Qual é o significado do natal?

Qual é o significado do natal?

O Natal é uma das datas mais festejadas datas cristãs. Nem os ateus escapam dela, pois quando chega a época natalina, as ruas e shoppings centers ficam caracterizados, há árvores de Natal enfeitadas, o comércio fica cheio devido à procura pelos presentes, é possível ver várias pessoas vestidas de Papai Noel, arranjos de natal pelas cidades e, além disso as pessoas ficam no melhor clima possível, no clima natalino.

Assim sendo, o Natal é uma época cheia de tradições e significados. O dia 25 de dezembro foi escolhido pela igreja católica desde o século IV para comemorar o aniversário de Cristo. O primeiro registro histórico apareceu pela primeira vez no calendário de 324 d. C., feito pelo Papa Júlio I. A intenção do Papa era “cristianizar” as festas pagãs comemoradas nesse período.

A palavra Natal quer dizer nascimento, e por isso, simboliza o nascimento de Cristo. E para representar esse fato, nada melhor que um presépio, que é a encenação da vinda do Menino Jesus ao mundo, e conta com personagens como José, Maria, pastores, reis magos e animais. Diz a lenda que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis (o santo protetor dos animais) na cidade de Greccio, na Itália. A palavra presépio vem do latim e quer dizer manjedoura.

Uma outra tradição da festa natalina é a árvore de Natal, além de vários outros símbolos de natal. De acordo com os historiadores, a montagem da árvore teve início em 1530 na Alemanha, através de Martinho Lutero. Lutero, andando peloa floresta, ficou encantado com a beleza dos pinheiros cobertos pela neve, e teve a idéia de enfeitá-los. Esse costume chegou à América através de imigrantes alemães e se expandiu por todo o continente. No hemisfério norte a árvore simboliza a vida, já que no mês de dezembro eles passma por um rigoroso inverno e as folhas caem.

A Missa do Galo é outro costume natalino importante. Inicialmente, tinham três missas para comemorar o Natal: no final da tarde do dia 24, à meia-noite do dia 24 e dia 25 de manhã. O Papa Telésforo que juntou as três missas em uma só e no horário da meia-noite, que é a hora de cantar do galo. É muito mais que uma data para dar presentes de natal, é uma data especial e cheia de significados para os cristãos, e ela traz consigo o maior ensinamento de Jesus: que pratiquemos o amor. O artigo acima foi escrito por um Professor de Coaching.