Shampoo Cetoconazol® pode combater a queda de cabelo

A queda de cabelo é a principal preocupação dos homens, podendo ser combatida com o Cetoconazol.

A queda de cabelo é a principal preocupação dos homens, podendo ser combatida com o Cetoconazol.

Muitos brasileiros têm medo da idade. O passar dos anos, mais do que apenas um mero efeito cronológico, traz diversas consequências para a beleza e para a saúde, e uma delas é a queda de cabelos. Mais presente em homens que em mulheres, esse problema, que pode ter vários nomes (como calvície), já começa a ter efeitos logo que se passa os 30 anos, afetando no total 2/3 dos homens ao redor do mundo. Quando já se atinge os 50 anos, o número é ainda maior: 85% dos homens afirmam sofrer com algum grau desse problema.

Por isso, não é de se espantar que, entre os maiores temores, a queda de cabelos sempre está no topo da lista. 9 em cada 10 homens afirmam que se preocupam com a saúde dos cabelos e temem que eles caiam no futuro. Vários remédios, medicamentos e cosméticos foram inventados para conter esse distúrbio, que pode ser causado pela carga genética, problemas alimentares (como dietas rígidas, excesso de vitamina C e falta de ferro), danos ao cabelo (como banhos muito quentes e química) e doenças diversas, que têm como sintoma a queda capilar.

Ainda assim, poucas são as soluções verdadeiramente efetivas. A grande maioria das pessoas que tentam reverter esse quadro se queixam que, quando a queda é interrompida, isso só acontece temporariamente, voltando tempos depois com mais intensidade. Até mesmo os implantes não são uma boa pedida: 60% dos homens não podem fazer esse procedimento, já que ele ainda precisa evoluir bastante para ter o acabamento ideal que muitos procuram.

Só que existe um produto, disponível na farmácia desde os anos 80, que tem apresentado uma forte e poderosa ação contra a queda de cabelo. Trata-se do Cetoconazol® (também conhecido pelo nome comercial de Nizoral), vendido na versão de shampoo. Esse cosmético, que na verdade tem como função combater a chamada pitiríase (ou micose capilar), é um produto que tem salvado muita gente das mazelas da queda de cabelo, deixando as pessoas mais dispostas, alegres e motivadas.

Por que ele é eficiente

Esse medicamento, produzido pela Medley, tem como função original ser um produto antifúngico. Afinal, seu mecanismo de atuação consiste em atacar as membranas celulares de fungos causadores de micoses na pele, nas unhas e nos cabelos, impedindo assim sua reprodução e sua sobrevivência.

Ainda assim, estudos, como um publicado em 2005 e realizado por pesquisadores do Departamento de Dermatologia da Universidade de Juntendo, no Japão, comprovaram que o Cetoconazol® consegue desacelerar a calvície e ainda ajudar na densidade do cabelo, fazendo-o crescer e ganhar volume. Isso acontece porque, segundo os autores do estudo, ele inibe a produção de alguns hormônios causadores da queda de cabelo, dentre eles a testosterona, que incentiva um distúrbio chamado alopecia androgenética no couro cabeludo. Outro benefício do medicamento da Medley é que ele reduz o nível de oleosidade do cabelo, que é um cenário perfeito para a atuação desses hormônios e de substâncias nocivas à saúde capilar.

Uma terceira vantagem do fármaco também tem sido apontada por outras pesquisas de renomadas instituições de ensino mundo afora. Acredita-se que ele, além de combater hormônios e a oleosidade do cabelo, combate a inflamação do couro cabeludo. Já se sabe que a queda de cabelo tem forte ligação com ferimentos e machucados no couro, já que é ali que os fios nascem, crescem e se desenvolvem, por isso tal mecanismo de ação do shampoo causa efeitos imediatos e muito positivos.

Por isso, ele é um aliado que tem sido cada vez mais indicado por médicos e especialistas para quem sofre com a queda de cabelo. Para utilizá-lo, basta aplicar o shampoo de 2 a 4 vezes por semana no couro cabeludo, aguardando em torno de cinco minutos para enxaguar. É importante se controlar quanto ao uso do Cetoconazol®, porque, se ultrapassada a quantidade máxima recomendada de 4 vezes semanais, ele pode irritar o couro cabeludo e, assim, o tiro sai pela culatra.

Para quem tem caspa

Além desses benefícios, o shampoo é altamente indicado para quem tem caspa, um uso inclusive que está indicado na bula do remédio e no portal da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim, ele pode substituir shampoos convencionais anticaspa de fabricantes de cosmético no tratamento combinado de queda de cabelo e caspa, facilitando a recuperação e ainda tornando muito mais prático o dia a dia de qualquer pessoa.

No entanto, vale lembrar que é sempre bom consultar um especialista antes de realizar qualquer decisão e comprar qualquer produto. Mais ainda, é melhor fazer um teste do Cetoconazol® antes de utilizá-lo com regularidade, verificando o potencial do produto e se ele causa algum efeito colateral indesejado.